fbpx

Maldivas, Dubai e Egito – emissão de passagens aéreas

Guias Programas de fidelidade

Por Dymitri Leão

Olá, querido leitor! Após uma viagem de férias fantástica para as Maldivas, Dubai e Egito, a qual realizei em dezembro de 2020 e janeiro de 2021, venho aqui iniciar o processo de compartilhar com você os detalhes dessa viagem! Ao longo deste e de alguns dos meus próximos posts, irei abordar, dentre outras coisas, como foram feitas as emissões dos voos e as reservas de hotéis. Muitos acompanharam a minha viagem através do Instagram, tanto no perfil do Passageiro de Primeira (@passageirodeprimeira) quanto no meu perfil particular (@dymitrileao). Agora, com maior riqueza de detalhes, inicio uma série de reviews completos para que você possa utilizá-los como fonte de inspiração e/ou referências futuras para viagens similares.

Maldivas

Que tal a foto acima? Trata-se da aproximação para pouso nas Maldivas e eu, estrategicamente, estava sentado em um assento na fileira da janela da direita para não perder nada! 🙂 Decidi segmentar o review da viagem em mais de um post, para não ficar muito cansativo colocar todas as informações de uma só vez. Afinal de contas, a minha viagem foi muito extensa e tenho bastante coisa legal para compartilhar! No post de hoje irei comentar especificamente sobre a emissão dos voos para as Maldivas, Dubai e Egito. Maiores detalhes sobre a emissão e o voo na Primeira Classe da Lufthansa, entre Frankfurt e São Paulo, virão em um post específico para esse fim. Eu comentarei brevemente sobre essa emissão ainda neste post, mas peço para que aguardem os próximos posts. 😉


Resumo da minha viagem de férias em números

Para iniciar o meu relato, fiz um resumo da minha viagem de férias utilizando alguns números de interesse. É válido salientar que os números abaixo para gastos de milhas são referentes a 3 passageiros.

  • 24 dias de viagem;
  • 5 países estrangeiros: Inglaterra, Maldivas, Emirados Árabes, Egito e Alemanha;
  • 11 voos;
  • 5 cias aéreas: British Airways, Maldivian, Emirates, EgyptAir e Lufthansa;
  • 1 voo em primeira classe: Lufthansa;
  • 3 voos em classe executiva: British Airways e Emirates;
  • 7 voos em classe econômica: Maldivian, Emirates e EgyptAir;
  • 9 aeroportos, com os seguintes códigos IATA: GRU, LHR, MLE, GKK, DXB, CAI, HRG, LXR e FRA;
  • 56 horas voando, aproximadamente;
  • 42.148 Km voados;
  • 1,05 voltas ao redor da circunferência da Terra, aproximadamente;
  • 247.500 avios do Executive Club (British Airways) gastos + taxas;
  • 144.900 milhas da Smiles gastas + taxas;
  • 33.000 milhas do Lifemiles (Avianca) gastas + taxas;
  • 630.000 milhas do TAP Miles&Go gastas + taxas;
  • US$720,00 para os voos da Maldivian e lancha de ida e volta entre Malé (capital das Maldivas) e a ilha do Pullman Maldivas;
  • £601,43 em passagens pagantes da EgyptAir, já incluído o cashback.

Os roteiros

Com todas as drásticas mudanças na aviação mundial no ano de 2020, e que ainda estão sendo sentidas em 2021, foi relativamente difícil planejar uma viagem com itinerário mais complexo para o exterior, como estou acostumado. Você verá nos subtópicos a seguir a incrível viagem de volta ao mundo que eu iria fazer e que foi cancelada contra a minha vontade. Além disso, verá também como eu dei a volta por cima e fiz do limão uma limonada bem gostosa 🙂

Roteiro inicial

Inicialmente, a viagem que eu iria fazer com a minha esposa e nosso filho de 2 anos e 2 meses era uma volta ao mundo em classe executiva. O roteiro contemplava 11 países e 4 continentes, utilizando algumas emissões avulsas combinadas com a fantástica passagem de volta ao mundo em cias aéreas da Star Alliance.

Essa emissão de passagens de volta ao mundo da Star Alliance é acessível, por exemplo, através do programa de fidelidade TAP Miles&Go, da cia aérea portuguesa TAP. A passagem de volta ao mundo em classe executiva custa 350 mil milhas do TAP Miles&Go por passageiro, ou seja, seria uma viagem sensacional utilizando um total de 1 milhão e 50 mil milhas do TAP Miles&Go para 3 passageiros.

“Por quê essa emissão de volta ao mundo com o TAP Miles&Go é tão fantástica?”, poderiam perguntar os leitores menos familiarizados com o assunto. A resposta é simples: é possível realizar até 10 voos em classe executiva por apenas 350 mil milhas, o que nos dá uma média de apenas 35 mil milhas por voo. Esse valor por si só já é muito barato! Contudo, há promoções recorrentes do TAP Miles&Go e seus parceiros durante o ano, por exemplo essa entre o TAP Miles&Go e a Livelo, que já se encerrou em 29/01/21 e na qual era possível obter até 120% de bônus nas transferências de pontos para o TAP Miles&Go. Logo, nessa condições, uma passagem de volta a mundo com até 10 voos em classe executiva custaria apenas aproximadamente 159 mil pontos Livelo, ou seja, 15.900 pontos Livelo por voo, uma verdadeira barganha!

Para aprender mais sobre as emissões de passagens aéreas com o TAP Miles&Go, inclusive sobre as regras para a emissão de uma passagem de volta ao mundo, leia esse post.

Devido à COVID-19, um dos meus voos da passagem de volta ao mundo acabou sendo cancelado em setembro de 2020, de modo que todas as reservas foram canceladas e as milhas foram devolvidas para a minha conta. Além disso, diversos países do roteiro permaneceram com as fronteiras fechadas, ou seja, não teria sido possível realizar os voos desse primeiro roteiro, infelizmente.

Roteiro efetivamente realizado

Após o cancelamento da viagem de volta ao mundo, passei a monitorar voos para diversos destinos, com destaque para as Maldivas. Como iria viajar com esposa e filho, precisava de 3 assentos em classe executiva, de preferência, o que não estava muito fácil de encontrar. Isso porque, em geral, resgates em cabines premium já possuem naturalmente uma oferta reduzida. Como a lista de países com fronteiras abertas não era extensa, o trabalho para emitir bons voos com milhas ficou mais difícil.

Fui surpreendido numa manhã com a incrível promoção da British Airways em 2020 e não pensei duas vezes: imediatamente fui checar a disponibilidade de 3 assentos em classe executiva paras as Maldivas e bingo! Elas existiam, e pela metade do preço! Como nessas promoções temos que ser rápidos, eu fiz todos os procedimentos necessários e emiti o mais rápido possível nossos voos de ida para as Maldivas! Você pode ler acerca dessa minha emissão nesse postEmitindo passagens para as Maldivas em Executiva na promoção da British Airways – Leitor de Primeira. Gastei um total de 247.500 avios nessa emissão.

Concluída a primeira etapa, que era a passagem de ida, comecei a estudar possíveis roteiros para continuar a viagem a partir das Maldivas. Afinal de contas, eu não queria viajar para tão longe para ficar unicamente lá. Um dos destinos mais naturais para se combinar em uma viagem para as Maldivas são os Emirados Árabes Unidos, que estão a uma curta distância e possuem boas opções de voos diretos. Aqui abro um parênteses: quem, assim como eu, deseja voar prioritariamente com milhas, tem que ter flexibilidade! Nem sempre você vai achar passagens na cia aérea que você quer, na cabine que você gostaria de voar e até mesmo nas datas pretendidas. Eu não tenho problema com isso e voo em qualquer classe, da econômica à primeira classe, e em qualquer cia aérea, desde que seja um bom negócio e eu queira muito voar determinada rota! 😉

Classe econômica da Emirates no Boeing 777-300

Eu gostaria de ter ficado mais tempo nas Maldivas, mas a única passagem viável que eu encontrei com milhas saia das Maldivas para Dubai no dia 31/12/2020, para voar com a Emirates em classe econômica. Logo, ciente de que só ficaria nas Maldivas por 5 dias, emiti então as passagens de Malé (capital das Maldivas – código IATA: MLE) para Dubai (código IATA: DXB) através da Smiles, gastando um total de 78.000 milhas na emissão para 3 passageiros. Aproveitei a chegada em Dubai no dia 31/12/2020 para desfrutar de um dos shows de fogos de artifício mais bonitos do mundo no réveillon. A partir do meu quarto no Sofitel Dubai Downtown eu tinha vista para o Burj Khalifa, então pude ver o show de fogos de artifício confortavelmente a partir do meu quarto, o que foi incrível, mas isso é assunto para outro post. 😀

Dubai

Algum tempo depois das primeiras emissões, fui conversar com o Lorenzo acerca de opções para seguir viagem a partir de Dubai. Falei para ele que o meu voo de volta para o Brasil (que acabou não se concretizando) seria somente no dia 14/02/21 e que não pretendia ficar 15 dias apenas em Dubai. Ele então comentou comigo que estava prestes a viajar para o Egito, compartilhou o roteiro dele e me deu muitas dicas! Fui totalmente influenciado por ele e montei um roteiro um pouco parecido com o que ele fez, tentando encaixar da melhor forma os voos que fui encontrando e as datas que eu tinha disponíveis. Obrigado, Lorenzo! Para quem ainda não leu o guia da viagem do Lorenzo ao Egito, não perca tempo, pois está fantástico! Você pode ler tudo nesse postO guia da minha viagem de férias no Egito.

Aproximação para pouso no aeroporto de Hurghada, no Egito. O mar vermelho é azul turquesa 😉

Egito

Lembram do que eu falei acima sobre ter flexibilidade? Pois bem….eu quis muito encaixar o Egito no roteiro, pois era um sonho antigo viajar para lá. Entretanto, não consegui encaixar boas emissões para ir ao Egito e voltar para Dubai utilizando os programas de fidelidade nos quais eu possuía uma boa quantidade de milhas na época, por diversos fatores. Por exemplo: tinha que pegar um voo de Dubai para o Cairo bem cedo, do contrário perderia muitas horas “preso” no aeroporto do Cairo antes de seguir destino para a próxima cidade. O Cairo tinha que ser a última cidade, pois precisaria fazer um teste de PCR lá para voltar para Dubai. Resolvi então fazer o seguinte: emiti o trecho de Dubai para o Cairo (código IATA: CAI) na classe econômica da Egyptair, utilizando um total de 33.000 milhas do Lifemiles na emissão para 3 passageiros.

Em seguida, comprei os voos na classe econômica da EgyptAir do Cairo para Hurghada (código IATA: HRG) e de Luxor (código IATA: LXR) para o Cairo através da Expedia UK. Paguei um total de £607,50 e utilizei o redirecionamento do TopCashback UK para ganhar £6,07 de cashback. Já comentei a respeito do TopCashback UK aqui, quando na ocasião eu falei sobre cashback em hotéis, mas o procedimento para ser redirecionado para a Expedia UK é similar.

Eu gostei muito de voar com a EgyptAir, mesmo em classe econômica. Foi uma cia aérea inédita para mim.

Classe econômica da EgyptAir no A220-300

Prosseguindo com as emissões de passagens aéreas, chegou a vez do trecho CAI – DXB, o qual voei na classe econômica da Emirates utilizando 66.900 milhas da Smiles na emissão para 3 passageiros. Como meu voo original para o Brasil deu errado, emiti a seguinte volta já durante a viagem:

  • Dubai para Frankfurt (código IATA: FRA): 150.000 milhas do TAP Miles&Go para 3 passageiros em classe executiva da Emirates;
  • Frankfurt para São Paulo (código IATA: GRU): 480.000 milhas do TAP Mile&Go para 3 passageiros na primeira classe da Lufthansa.

Esse voo na primeira classe da Lufthansa foi excepcional e sem dúvidas entrou no Top 3 da minha vida! 🙂 Como comentei mais acima, aguardem o post específico com o review desse voo 😉 Adianto apenas que essa emissão na primeira classe da Lufthansa só pode ser feita por telefone, e as disponibilidades de assentos só são conhecidas com 14 dias de antecedência de cada voo.

O roteiro final está exibido na imagem a seguir, com a descrição de todos os voos e distâncias percorridas.

Maldivas Dubai Egito


Comentário

Finalizo esse primeiro review da minha viagem de férias inicialmente agradecendo a todos que acompanharam a viagem pelo Instagram e enviaram mensagens lindas para mim. O carinho de vocês foi e é fundamental para manter a nossa motivação de sempre produzir conteúdo de qualidade!

Nos próximos reviews irei comentar sobre as reservas de hotéis, voos e mais detalhes e curiosidades da viagem. Vem muita coisa legal por aí, e produzida com muito carinho por mim! Não percam. 😉

Deixei muito conteúdo salvo no meu perfil pessoal no Instagram, então se você quiser conferir fotos e vídeos (salvos nos destaques), basta acessá-lo: @dymitrileao.

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.