fbpx

Presidente da Colômbia anuncia a suspensão de voos entre o país e o Brasil

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

O presidente colombiano, Iván Duque, proibiu os voos entre o país e o Brasil, devido à uma variante de COVID-19 encontrada em quatro turistas japoneses que visitaram o Brasil. A suspensão passa a valer a partir de amanhã (29).

Colômbia Brasil

“Como medida preventiva e por um período de 30 dias, enquanto se fazem todas as observações, são tomadas as medidas de restrição de voos da Colômbia para o Brasil e do Brasil para a Colômbia”, disse o presidente em programa de TV.


Variante da COVID-19 no Brasil

Todos os vírus, inclusive o causador da COVID-19, sofrem mutação. Essas mudanças genéticas acontecem à medida que o vírus faz novas cópias de si mesmo para se espalhar. Segundo especialistas, as variantes identificadas em Reino Unido, África do Sul e Brasil têm em comum uma mutação denominada N501Y, o que explica sua maior transmissibilidade.

Essa variante foi encontrada em quatro turistas japoneses que visitaram a região do Amazonas. Por conta da proximidade do Amazonas com a Colômbia, o presidente informou que será intensificado o monitoramento da situação epidemiológica na fronteira amazônica entre os dois países.


Voos permitidos

A restrição de voos é quase idêntica às feitas por Portugal recentemente. Ou seja, ela afetará apenas os de passageiros, enquanto o transporte de carga permanecerá intacto.


COVID-19 na Colômbia

O país atualmente enfrente a segunda onda de contágio da Covid-19. A Colômbia soma 2 milhões de contágios e 52 mil mortes, mesmo assim o governo local optou por abandonar o lockdown ainda em setembro de 2020 – o que pode ter contribuído para um aumento nos casos. A decisão de acabar com o confinamento foi devido à economia do país, que estava sofrendo grandes danos, justificou o governo colombiano.


Com a decisão, a Colômbia se junta ao Reino Unido e Portugal, além de outros países que também proibiram voos de e para o Brasil. Lembrando que o governo brasileiro suspendeu voos vindos da África do Sul por conta de uma variante do vírus encontrada no país e que pode afetar, em parte, a eficácia das vacinas atuais.

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.