fbpx

Qatar Airways aumenta sua participação no Grupo IAG, dona da British e Iberia

Notícias

Por Dérek Arakaki

A Qatar Airways segue investindo em aéreas pelo mundo. A companhia acaba de anunciar que aumentou sua participação de 21.4% para 25.1% no grupo IAG, dona da Iberia, British e outras companhias.


Comunicado da Qatar Airways

Confira abaixo o comunicado divulgado pela companhia:

O Grupo Qatar Airways tem o prazer de anunciar que aumentou sua participação no International Consolidated Airlines Group, S.A. de 21,4% para 25,1%.

O presidente-executivo do Qatar Airways Group, Sr. Akbar Al Baker, declarou: “Nosso investimento até o momento tem sido muito bem-sucedido e o aumento anunciado em nossa participação acionária é uma evidência de nosso apoio contínuo ao IAG e sua estratégia”.

“A Qatar Airways continua a considerar oportunidades de investir em companhias aéreas e apoiar equipes de gerenciamento que compartilham nossa visão de melhorar as oportunidades de viagens para passageiros de companhias em todo o mundo”.


Sobre o Grupo IAG

O International Airlines Group (IAG) é um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo, com 573 aeronaves voando para 268 destinos e transportando cerca de 118 milhões de passageiros a cada ano. É uma empresa registrada na Espanha, com ações negociadas na Bolsa de Londres e na Bolsa de Valores da Espanha.

O IAG é composto por companhias aéreas tanto de grande porte como também de baixo custo. Veja abaixo quais são:

Lembrando que o grupo IAG anunciou no final do ano passado a compra da Air Europa por € 1 bilhão. A conclusão está prevista para o segundo semestre de 2020 após o recebimento das aprovações relevantes.


Participação da Qatar Airways em outras companhias

Além do aumento da participação no grupo IAG, a Qatar Airways possui também:

  • Uma participação de 10% na LATAM, leia mais aqui.
  • Uma participação de 10% na Cathay Pacific
  • Uma participação de 5% na China Southern, leia mais aqui.

Além dessas, a Qatar ainda tem uma participação de 49% na Air Italy, companhia que anunciou recentemente sua liquidação.


Comentário

Apesar do investimento, de certa forma frustrado, na Air Italy, a Qatar Airways segue investindo em companhias ao redor do mundo. O aumento da participação em um dos maiores grupos de aéreas do mundo é uma prova disso.

Será que a Qatar já está mirando outra companhia para assumir uma participação mais agressiva, como os 49% que possuí na Air Italy?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.