fbpx

Qatar Airways vai voltar a operar com o A380 ainda este ano

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A Qatar Airways vai voltar a operar com o Airbus A380. De acordo com a companhia, alguns superjumbos, como são chamados os modelos, devem voltar aos céus no início de novembro de 2021.

Qatar Airways A380

Inicialmente, a Qatar vai voltar a operar com cinco dos A380, como uma medida paliativa para ajudar a companhia aérea a lidar com o aumento da demanda, enquanto 13 de seus jatos Airbus A350 permanecem paralisados ​​devido a consertos e retoques na fuselagem. O restante dos A380 devem voltar às operações da empresa em 2022, à medida que ela se esforça para operar com toda sua capacidade em voos de longa distância.

Quem informou sobre o retorno do modelo aos céus foi o CEO da companhia, Akbar Al Baker, em entrevista ao portal Executive Traveller. “Acho que no início de novembro estaremos começando a voar com os A380 novamente. No momento, estamos planejando voar com cinco, mas talvez tenhamos que voar com todos os dez”.


Volta do A380 não estava nos planos

Apesar de ser uma notícia muito agradável aos passageiros, principalmente para os avgeeks, a intenção da Qatar era de não voar com o A380 depois da pandemia. “Aterramos os A380 no início da pandemia e nunca mais quisemos operá-los novamente”. O executivo disse que o alto custo para manter a aeronave, bem como a quantidade de combustível utilizada pelo avião foi um dos motivos dele ser descartado dos planos da empresa – que recentemente, junto à oneworld, assinou um compromisso de ser livre de emissões líquidas de carbono até 2050.

Os modelos só vão voltar a ser operados por conta do impedimento de operações de vários A350 da companhia, que deixou a Qatar Airways com um déficit de quase 4 mil assentos. “Infelizmente, com os problemas que estamos tendo com os Airbus A350, que foram aterrados por nosso regulador, não temos alternativa a não ser voar nos A380”, disse ele ao Executive Traveller.


A volta da Primeira Classe

Somando 517 assentos em cada modelo, os cinco superjumbos não apenas recuperarão mais da metade do déficit do A350, mas também incluirão quase o dobro de assentos na classe econômica. Além disso, também significa a volta das cabines de Primeira Classe da Qatar, com oito lugares espaçosos e com acesso ao upperdeck no segundo andar do avião, exclusivo para quem viaja em First ou Executiva.

Em novembro de 2019, o Fábio voou na Primeira Classe do A380 de Doha até Perth, na Austrália. Ele contou toda sua experiência nesse post.


Qatar Airways recontrata pilotos do A380

O processo de retorno dos A380 já está em andamento, com a companhia aérea preparando um rígido sistema de verificações de engenharia, e também recontratando muitos pilotos do A380 que foram demitidos nos primeiros dias da pandemia, com o aterramento do modelo. De acordo com o CEO, o salário será o mesmo de antes. “Estamos fazendo o que nenhuma outra companhia aérea fez – vamos dar a eles o mesmo pacote salarial que eles tinham quando partiram”.

Baker lembrou que é um processo para esses pilotos também, visto que eles não comandam uma aeronave desde o início da pandemia. Para isso, a Qatar vai oferecer simuladores de voo para readaptar os pilotos e a tripulação com o A380.


Apesar de anunciado o retorno, ainda não se sabe para quais os destinos que a Qatar Airways vai utilizar o modelo.

Ansioso para voar no superjumbo da Qatar?

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 30 de abril de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.