Richard Branson estaria tentando vender a sua participação na Virgin Atlantic

Notícias

Por Equipe

O bilionário Richard Branson, acionista majoritário e CEO da Virgin Atlantic estaria procurando por compradores interessados em adquirir a sua participação na companhia. Nos últimos dias a companhia tem passado por um turbilhão de emoções que incluiu desde a sua desistência em começar a operar no Brasil até um pedido por ajuda governamental para manter suas operações.

Agora, segundo o Telegraph, Richard Branson está buscando um comprador para a Virgin Atlantic e estabeleceu um prazo final de maio para salvar a companhia aérea do colapso e com isso está efetivamente desistindo de buscar um empréstimo de £ 500 milhões concedido pelo governo do Reino Unido.

Historicamente, a Virgin registrou lucros apenas três vezes na última década, enquanto a British Airways, sua principal concorrente, atingiu recordes de lucratividade.

A IAG, proprietária da British Airways, não está pedindo apoio do governo. A EasyJet, também muito lucrativa, recebeu um empréstimo de £ 600 milhões.

Branson atualmente detém 51% da companhia. A Delta Airlines é a detentora dos outros 49%. A Virgin já pediu uma ajuda financeira ao governo do Reino Unido, que foi negada.

Segundo a Forbes, a Delta também já recusou aporte de capital à companhia. “Não estamos em posição de assumir compromissos financeiros”, disse o CEO da Delta, Ed Bastian, aos investidores. A Delta, neste momento, está concentrando recursos em sua própria operação.

Bastian sugeriu que a Virgin Atlantic poderia entrar em administração voluntária e se reestruturar, tal qual a Virgin Australia está fazendo. Atualmente, o Virgin Group de Branson possui 10% da Virgin Australia.

Branson, entretanto, parece focado em angariar novos fundos ao invés de entrar em administração voluntária. Segundo o Telegraph, aproximadamente 50 empresas se mostraram interessadas no acordo. Nenhuma delas seriam companhias aéreas.


Oferta de compra no passado

Como bem lembrou o One Mile At a Time, a Air France-KLM, Delta e Virgin Atlantic anunciaram, no começo do ano, uma nova joint venture com o objetivo de oferecer uma maior variedade de rotas e opções de fidelidade em viagens entre América do Norte, Europa e Reino Unido.

Antes mesmo desse acordo, em 2017 foi anunciado que a Air France-KLM compraria uma participação de 31% na Virgin Atlantic, a um custo de 220 milhões de libras esterlinas. Com a compra, a Virgin Atlantic seria detida em 49% pela Delta, 31% pela Air France-KLM e 20% por Branson.

No último minuto, porém, Branson cancelou o acordo, pois queria manter sua participação na companhia aérea.


A situação da Virgin Atlantic tem mudado muito rápido. Vamos continuar acompanhando os desdobramentos dessa história.

Alertas no WhatsApp
Alertas no WhatsAppEntre para os Grupos de Alerta do PP no WhatsApp!
Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 70 mil milhas na hora + benefícios exclusivos para viajar!
Hotéis
HotéisGanhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2025!
Airport Park
Airport ParkReserve o estacionamento no Aeroporto de Guarulhos e ganhe 5% off
Canal do WhatsApp
Canal do WhatsAppEntre no nosso canal do Whatsaap e confira todas as oportunidades!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.