Uma notícia bem interessante para os AvGeeks! Ao que tudo indica, a Etihad deve retomar operações com o Airbus A380. A aeronave de dois andares havia sido retirada de operações na pandemia, mas de acordo com um internauta, a volta do modelo está próxima, com a companhia árabe voltando a treinar os pilotos com o avião.
A informação da retomada do treinamento da tripulação com o A380 partiu de um tweet, cujo autor disse que é esperado que os modelos retornem às operações no ano que vem, com as datas a serem confirmadas pela companhia.
ETIHAD A380
Just been advised that crew training has begin again
A380 will be back next year. Date to be confirmed **Soon** #aviation #AvGeek
— M Zulqarnain B (@MZulqarnainBut1) November 29, 2022
Em agosto deste ano, o mesmo perfil havia publicado que a Etihad tinha intenção de usar o modelo nas rotas para Londres, Sydney e Paris, a partir de Abu Dhabi – principal hub da companhia no mundo.
LATEST UPDATE
Etihad Airways are expected to bring back 3 Airbus A380s. Initially in the first 12 months, they will flying to the following destinations;
London Heathrow 5x weekly
Sydney 3x weekly
Paris 2x weeklyMore details to be released by the airline in the coming weeks pic.twitter.com/VrkS3rAQQN
— M Zulqarnain B (@MZulqarnainBut1) August 5, 2022
CEO da Etihad não descarta retorno
Ainda em 2021, ao ser perguntado se o modelo iria voltar a ser operado, o CEO da Etihad, Tony Douglas, não descartou o retorno do A380. Na ocasião, ele disse: “Os passageiros, nossos clientes, os amam, amam a maneira como apresentamos nossa primeira classe, a “Residence”, nossa classe executiva e nossa classe econômica. […] Nos últimos 18 meses, não operamos o A380 porque, de um ponto de vista econômico, não era viável. O mercado só voltou realmente nos últimos dois meses, provavelmente é muito cedo para dizer. […] Eu não diria nunca, mas eles não estão nos planos no momento. Se não for economicamente viável, não sou uma instituição de caridade, eles estão fora”.
Volta dos voos com The Apartment e The Residence
A possível volta do A380 também indicaria o retorno das operações com a cabine The Residence e as cabines da Primeira Classe, chamadas de The Apartment . Confira abaixo mais detalhes sobre elas:
- The Residence
A cabine chamada de “The Residence” possui 3 ambientes:
- Sala de estar/jantar (Living/Dining Room), que é a área onde está localizado o assento duplo;
- Banheiro privativo com chuveiro; e
- Quarto com cama de casal.
A “The Residence” acomoda 2 passageiros, possui 12 m² de área, TV de 32 polegadas e um mordomo treinado pela rede de hotéis Savoy. Você compra a cabine e não o assento, por isso pode levar um acompanhante. Além disso, a cabine possui alguns diferenciais como chuveiro privativo, cama de casal, sofás e muito mais.
- The Apartment
Menos espaçosos que a The Residence, com 3,62 m2 de área, o The Apartment também oferece uma experiência elevada ao passageiro. A cabine possui portas em todas as 9 suítes, garantindo total privacidade para os passageiros, além de uma poltrona espaçosa dentro da suíte a cabine também conta com uma cama.
Também há um chuveiro a bordo, mas diferentemente do que há na cabine “The Residence”, o chuveiro disponível nesta cabine é compartilhado pelas 9 suítes “The Apartment”, e cada passageiro tem direito a tomar um banho de até 5 minutos.
Reviews do PP no A380 da Etihad
Caso você tenha curiosidade em saber como é voar nesta aeronave, confira abaixo os reviews que já publicamos aqui no site sobre o A380 da Etihad:
Primeira Classe:
- Primeira Classe da Etihad no A380 – First Class Apartment – Paris para Abu Dhabi
- Primeira Classe da Etihad “First Class Apartment” no A380 – Abu Dhabi para Mumbai
- Primeira Classe da Etihad Airways no A380 (First Class Apartment) – Vôo inaugural Abu Dhabi para Sydney
- Primeira Classe da Etihad Airways no A380 – First Class Apartment
Executiva:
Emissão com milhas
E se você já quer se programar para não precisar gastar um bom dinheiro para viajar no A380, o programa próprio da empresa, o Etihad Guest é parceiro da Livelo e você pode transferir pontos na proporção 2:1. Para mandar seus pontos Livelo ao programa de fidelidade da Etihad, clique aqui.
Caso você tenha milhas no AAdvantage da American Airlines ou no Aeroplan da Air Canada também conseguirá emitir passagens na empresa, uma vez que ambas mantém acordos de seus programas de fidelidade.
Comentário
A pandemia foi bastante dura para a aviação e com isso muitas empresas tiveram de aterrar algumas aeronaves. Entre os modelos, os aviões de dois andares, como é o caso do A380 e do Boeing 747 foram os que mais sofreram, com algumas companhias aposentando-os antes do prazo.
Até o momento não há nada de oficial por parte da Etihad, apenas um comentário do CEO não descartando o retorno com o modelo em dezembro de 2021. Vale lembrar que, recentemente, outras companhias retomaram voos com o quadrimotor, como é o caso da Qatar Airways, que mesmo informando que não operaria mais com o A380, voltou a voar com o avião em rotas selecionadas.
Será que veremos o A380 da Etihad de volta aos céus?