A SWISS é a primeira companhia aérea a usar combustível de aviação sustentável (SAF) em operações de voos regulares na Suíça. O voo só foi possível porque a empresa se associou à Neste, fornecedor de combustível sustentável, para importar o SAF e utilizá-lo no voo.
Foram mais de 460 toneladas de combustível sustentável entregue à SWISS. Com as aeronaves mais tecnológicas da companhia, como o A320neo e o A321neo, as 460 toneladas são suficientes para abastecer mais de 175 voos.
Os aviões serão abastecidos com esse combustível da mesma forma que é feito com os combustíveis convencionais e os voos sairão do Aeroporto de Zurique. O SAF é certificado pelo Jet A-1 e pode ser usada como combustível fóssil para aviação em todos os tipos de aeronaves, sem nenhuma modificação necessária na aeronave ou em seus motores.
“É um marco para a aviação suíça na sustentabilidade”, disse o CEO da SWISS, Dieter Vranckx. Segundo ele, a companhia está orgulhosa em ser a pioneira no uso do combustível em voos regulares na Suíça. “Temos orgulho de ser a primeira companhia aérea a lançar as bases para o uso do SAF em voos regulares na Suíça. Porque isso, combinado com nossa frota de aeronaves, realmente permite viagens aéreas responsáveis”.
A companhia também disse que seus passageiros podem contribuir para que a empresa continue investindo no novo combustível. Isso acontece, por conta da opção de compensação de carbono no momento em que o cliente reserva um voo com a SWISS. O valor “compensado” será totalmente destinado à compra de combustível de aviação sustentável para reduzir as emissões causadas nas viagens.
Sobre o SAF
O SAF da Neste é feito de resíduos renováveis de origem sustentável e matérias-primas residuais. Seu uso pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 80% em comparação com os combustíveis fósseis convencionais. A Neste tem muitos anos de experiência na produção de biocombustíveis e também uma colaboração de longa data com o Grupo Lufthansa – o qual a SWISS faz parte.
Além disso, o combustível tem um papel vital a desempenhar na descarbonização do mercado aéreo. Em vista disso, a SWISS considera crucial que a comercialização e introdução no mercado de SAF sejam impulsionadas e promovidas de forma coordenada internacionalmente. A companhia tem intenção de apoiar a introdução deste combustível para demais empresas do setor.
Companhias aéreas investem em combustíveis sustentáveis
Além da SWISS, outras companhias aéreas também estão investindo em outras formas de combustível. Em 2019, a finlandesa Finnair chegou a fazer um entre Helsinque e São Francisco, nos Estados Unidos, misturando o combustível tradicional com o biocombustível (produzido a partir de óleo de cozinha reutilizado).
Já a KLM, em parceria com a Shell, promoveu um voo de passageiros com um novo combustível: o querosene sintético sustentável. Sua parceira Air France também operou um voo com SAF na França, em parceria com a Airbus, a Total e o Grupo ADP.
Junto dos combustíveis sustentáveis, empresas do ramo da aviação, incluindo as fabricantes de aeronaves, também estão comprometidas em reduzir a emissão de carbono e praticar a aviação sustentável. Portanto, está sendo cada dia mais comum vermos as companhias anunciando planos ambiciosos para o futuro, ainda mais quando se fala em sustentabilidade.
Será que veremos o SAF ou outro combustível sustentável aqui no Brasil?