fbpx

Tabela de resgate de parceiros TudoAzul: tem ou não tem?

Notícias

Por Lorenzo Firmino

Pessoal, em 2019 o TudoAzul introduziu o Interline. Para quem não conhece, o Interline é uma ferramenta online de emissão de passagens com pontos TudoAzul de diversas companhias (incluindo as parceiras do programa Copa, TAP, Turkish e United). Os resgates do Interline não seguem um preço fixo – eles são dinâmicos (termo que usamos no mundo das milhas para designar um resgate que tem valores flutuantes). Essa ferramenta foi anunciada como forma de substituir a tabela fixa de parceiros do TudoAzul – o que, de fato, ainda não aconteceu. Neste post esclarecemos todas as suas dúvidas referente a este tópico.


Entenda o caso

Em junho de 2019 o TudoAzul informou que abandonaria a tabela fixa de resgate de parceiros (na época, Copa, TAP e United) em prol do Interline (interline.voeazul.com.br).

A notícia deixou algumas pessoas animadas – afinal, através do Interline seria possível emitir bilhetes com pontos para voar com os parceiros TudoAzul de forma 100% online. Até então todos os resgates eram feitos pelo telefone, seguindo a tabela fixa pré-estabelecida pela companhia.

Entretanto, o cenário foi de insatisfação porque os valores dinâmicos cobrados pelo Interline eram altos. Isto acontece porque a ferramenta criada pela Azul “converte valores de passagens em dinheiro por pontos” e o ratio de conversão não era dos mais vantajosos. Ou seja, se a “passagem pagante” para o trecho São Paulo x Lisboa em classe econômica com a parceira TAP estivesse barata, a passagem com pontos também estaria.

Enquanto alguns trechos em classe econômica passaram a valer a pena, o oposto aconteceu com os trechos em classe executiva – afinal, são menos comuns as promoções de “passagens pagantes” em classe executiva. E como o Interline converte o valor dessas passagens para pontos, o custo para viajar nas cabines premium dos parceiros do TudoAzul foi para as alturas.

A migração completa para a ferramenta Interline estava prevista para acontecer trinta dias depois do anúncio de 13 de junho de 2019. Entretanto, pouco mais de 1 mês depois, nada havia mudado e a emissão pelo telefone continuava disponível respeitando os valores da tabela fixa. Foi quando a Azul disse que estava prorrogando o prazo inicial de implementação da nova ferramenta para 15 de agosto de 2019.

Uma semana antes da prorrogação da prorrogação se encerrar, veio a boa notícia: o programa anunciou que honraria a tabela fixa de resgate de parceiros até que a funcionalidade esteja disponível de forma completa online. Desde aquela época então – agosto de 2019 – o cliente TudoAzul passou a ter “oficialmente” duas formas para utilizar seus pontos com as parceiras aéreas do programa:

  1. Telefone: a tabela fixa é aplicada;
  2. Interline: os valores dinâmicos são aplicados.

Até que chegamos a maio de 2020.


O que aconteceu esta semana

Anteontem pela manhã recebemos uma nova informação da assessoria do TudoAzul: a tabela fixa estava (finalmente) eliminada – após 11 meses do anúncio da ferramenta Interline feito em junho de 2019. Não houve um novo aviso prévio. A emissão de passagens com pontos de parceiras da Azul a partir daquele momento supostamente não poderia mais ser feita pelo telefone.

Até que um leitor, comentou:

“(…) a tabela fixa para resgates continua existindo, apenas houve um aumento de quase 100% nos valores. É só ligar no call center internacional para verificar – 011 4003 3255. Agora, para voar de econômica na United entre Brasil e EUA, foi de 50.000 para 100.000 pontos. De executiva, de 100.00 para 165.000 pontos (…)”.

No mesmo dia um outro leitor nos enviou por e-mail imagens da “nova tabela fixa do TudoAzul” (que ele recebeu através da central de atendimento).

Imediatamente, voltamos a nos comunicar com o programa… e, com isso, chegamos ao dia de ontem.


O que aconteceu ontem

Em contato por e-mail, o TudoAzul esclareceu que está utilizando um “material de apoio” que serve de base para o resgate de passagens aéreas com companhias parceiras. Este material de apoio é a tabela fixa. Veja a nova informação enviada pelo programa:

“O TudoAzul esclarece que, em virtude de ajustes em seu sistema, está utilizando desde o início do mês um material de apoio para servir de base para o resgate de passagens aéreas com companhias parceiras. A empresa ressalta que esse modelo não é o padrão e que ele será utilizado até que o sistema seja normalizado”.

Em outras palavras, o resgate pelo telefone, com tabela fixa, segue ativo. Contudo, com os valores que você confere a seguir.


Tabela de resgate de parceiros do TudoAzul

  • Copa Airlines: nova tabela x tabela antiga

  • TAP Air Portugal: nova tabela x tabela antiga

  • United Airlines: nova tabela x tabela antiga 

  • Turkish Airlines: nova tabela*

*A Turkish não tem tabela antiga publicada porque até então não era parceira do TudoAzul.


Afinal, o TudoAzul tem ou não tem uma tabela fixa de resgate?

A notícia boa é que sim, mas agora a nomenclatura “tabela fixa de resgate de parceiros” foi alterada para “material de apoio”. A notícia ruim, entretanto, é que houve aumento significativo no custo de resgate com as companhias parceiras do programa. Veja o resumo:

  • Brasil x América Central/Caribe com a Copa

Passou de 35.000 para 65.000 em econômica: variação de +86%*
Passou de 70.000 para 110.000 em executiva: variação de +58%*

  • Brasil x Europa com a TAP

Passou de 65.000 para 115.000 em econômica: variação de +77%*
Passou de 95.000 para 170.000 em executiva: variação de +79%*

  • Brasil x EUA continental com a United

Passou de 50.000 para 100.000 em econômica: variação de +100%
Passou de 100.000 para 165.000 em executiva: variação de +65%

*Variação média.


Comentário

Se você pensa em utilizar seus pontos TudoAzul para resgatar bilhetes com os parceiros aéreos do programa (Copa, TAP, Turkish e United) avalie fazer a emissão o quanto antes. Não sabemos se essa possibilidade vai permanecer ativa por muito tempo. O telefone da central de atendimento da Azul (que emite a tabela fixa) é o 011 4003-3255 ou 4003-1141.

Alguém já tinha escutado o termo “material de apoio” para se referir a uma tabela fixa de resgate?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.