fbpx

Turkish Airlines está voando com o Airbus A350-900 para São Paulo

Notícias

Por Lorenzo Firmino

Desde o final do mês passado, a Turkish Airlines iniciou suas operações na rota São Paulo (GRU) x Istambul (IST) com o moderno A350-900XWB. A aeronave apresenta configuração de cabine similar ao Boeing 787 Dreamliner que estava sendo utilizado na rota. A companhia ainda opera um 2nd leg flight [voo de segunda perna] até Buenos Aires (EZE), na Argentina, a partir da capital paulista.

 

☞ pular para…


Opções de voos

Istambul (IST) x São Paulo (GRU)
Voo: TK 15
Frequência de operação: 3x na semana
Horário: decola às 10h30 e chega às 17h20

São Paulo (GRU) x Buenos Aires (EZE)
Voo: TK 15
Frequência de operação: 3x na semana
Horário: decola às 19h09 e chega às 22h05

Buenos Aires (EZE) x São Paulo (GRU)
Voo: TK 16
Frequência de operação: 3x na semana
Horário: decola às 22h30 e chega às 02h05

São Paulo (GRU) x Istambul (IST)
Voo: TK 16
Frequência de operação: 3x na semana
Horário: decola às 03h35 e chega às 22h20


Disponibilidade de bilhetes

Os bilhetes para a rota já estão disponíveis para a compra no site da própria Turkish, OTA’s (online travel agencies) e demais agências de turismo.

  • Istambul (IST) x São Paulo (GRU)

Turkish A350 São Paulo

  • São Paulo (GRU) x Buenos Aires (EZE)

Turkish A350 São Paulo

  • Buenos Aires (EZE) x São Paulo (GRU)

Turkish A350 São Paulo

  • São Paulo (GRU) x Istambul (IST)


Disponibilidade de bilhetes prêmio

Bilhetes prêmio (emitido com milhas) também já estão disponíveis para emissão. É possível emiti-los em programas de fidelidade da Star Alliance e de companhias aéreas parceiras da Turkish. Nas fotos abaixo temos um exemplo de emissão – no trecho GRU x IST – em Classe Econômica e Classe Executiva em dois programas: o TudoAzul, que adota uma precificação dinâmica, e o TAP Miles&Go, que adota uma precificação fixa por regiões para companhias aéreas parceiras.

  • TudoAzul – Classe Econômica

  • TudoAzul – Classe Executiva

  • TAP Miles&Go – Classe Econômica

  • TAP Miles&Go – Classe Executiva

Vale ressaltar que a Turkish cobra a famigerada taxa de combustível, identificada como Sobretaxa Transportadora (YR). Veja abaixo o exemplo do valor cobrado em uma possível emissão:

Para saber quais companhias aéreas da Star Alliance fazem a cobrança de taxas de combustível, acesse este link. E para aprender a encontrar disponibilidade de bilhetes prêmio de companhias aéreas da aliança, acesse este link.


O A350-900XWB

O Airbus A350-900 é um jato projetado com materiais de alta tecnologia. Desenvolvido com tecnologias sustentáveis, a estrutura do A350-900, em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), é muito mais leve e aerodinâmica. Voando em silêncio com os motores Rolls-Royce Trent XWB de nova geração, o A350-900 tem menor consumo de combustível em comparação com os modelos mais antigos. Os assentos largos e tetos mais altos oferecem um voo mais confortável.

O equipamento widebody na configuração da Turkish Airlines tem capacidade para 329 passageiros, sendo:

  • 32 passageiros na Classe Executiva
  • 297 passageiros na Classe Econômica

Via SeatGuru

Conheça mais sobre o A350 da Turkish neste link.


A nova Classe Executiva da Turkish

Assim como no Boeing 787-9 Dreamliner – que estava operando a rota GRU x IST até o fim do mês de março – o A350-900 traz a nova Classe Executiva da Turkish, configurada no layout 1-2-1.

A companhia aérea optou pelo modelo Aurora, desenvolvido pela fabricante Stelia Aerospace. O produto conta com um pitch de 44″ (aproximadamente 111 cm) e tela de alta definição de 18 polegadas. Nos assentos centrais, há um painel que oferece maior privacidade entre os passageiros.


Quem pode viajar

No momento, passageiros provenientes do Brasil não estão autorizados a entrarem na Turquia e nem na Argentina (salvo raras exceções). Se você tem dúvida sobre restrições de viagem esta ferramenta pode te ajudar.


Comentário

O anúncio dos voos da Turkish entre São Paulo e Istambul com o A350-900XWB foi feito em meados de 2019. O cronograma, no entanto, não foi cumprido. Inicialmente era esperado que o equipamento entrasse em operação no ano passado – o que não aconteceu devido a pandemia.

Para quem não tem planos de viajar até a Turquia quando for o momento adequado – e deseja voar no A350-900XWB da Turkish – o 2nd leg flight [voo de segunda perna] de São Paulo a Buenos Aires pode ser uma boa opção. Os preços para voos dentro da América do Sul usualmente são convidativos (ainda que a duração não seja lá animadora para quem gosta de aproveitar boas horas dentro de um avião).

É preciso ficar atento quanto a salgada taxa de combustível da Turkish Airlines. Essa taxa é cobrada em qualquer tipo de emissão, seja ela pagante ou reward – conforme falamos nesse post – a diferença é que no caso de emissões rewards ela se torna mais perceptível já que o bilhete é custeado com milhas.

Alguém pretende voar no A350-900 da Turkish?

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.