O Uruguai é mais um país anunciando a reabertura de fronteiras. A reabertura do país será feita em duas fases, se iniciando em setembro. Saiba como vai funcionar.
Processo de reabertura do Uruguai
O presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, disse que, em 1º de setembro, apenas os viajantes prioritários, ou quem possui cônjuges, companheiros e filhos morando no Uruguai poderão entrar. Já a partir de novembro, a restrição acaba para todos os viajantes internacionais. Em ambos os casos, a entrada só é permitida para o turista totalmente imunizado.
Até o momento, não foram informados os requisitos de entrada para o país, apenas que o turista precisará estar completamente vacinado. O Uruguai usa duas vacinas em seu programa de imunização, as duas são aplicadas também no Brasil. São elas a da farmacêutica chinesa Sinovac (Coronavac) e a Pfizer/BioNTech.
Vacinação no Uruguai
Atualmente, 73% da população do Uruguai recebeu uma dose da vacina contra a COVID-19, enquanto 65% já está completamente vacinada. No último sábado (7), o país não registrou nenhuma morte com o vírus pela primeira vez no ano.
Por conta disso, o governo local acabou se encorajando para permitir a volta do público em eventos esportivos, festas e outros eventos.
Volta do público em eventos
O ministro da Saúde do Uruguai, Daniel Salinas, disse em sua rede social que a pasta prevê também a volta de festas e reuniões privadas com aglomerações – seguindo protocolos de segurança. “Acreditamos que, logo após o dia 24 de agosto, para eventos com protocolos e cuidados que serão anunciados pelo Ministério da Saúde, voltarão as atividades como festas de casamento ou de 15 anos”, disse o ministro. Veja o tweet abaixo:
Se asume que luego del 24 de agosto, para eventos similares con los protocolos y resguardos que se darán a conocer por parte del @MSPUruguay se retomarán actividades tales como fiestas de casamiento o de 15 años.@JoseSatdjian @MiguelAsqueta @karinarando
— Daniel Salinas (@DrDanielSalinas) August 10, 2021
Também é esperado que o jogo entre Peñarol, uma das principais equipes do Uruguai, e o Sporting Cristal, do Peru, seja realizado com a presença de público. Cerca de 5 mil torcedores poderão acompanhar o jogo de futebol na próxima quarta-feira (18) se apresentarem comprovante de duas doses com o mínimo de 2 semanas após a última dose. A partida faz parte das quartas-de-final da Copa Sul Americana.
Mais informações sobre os requisitos de entrada devem ser anunciadas em breve. Por enquanto, o que se sabe é que o turista totalmente vacinado (seja com as vacinas de dose dupla ou única) poderá entrar no país mediante apresentação do comprovante de vacinação e um teste negativo de PCR – geralmente feito com no mínimo 72h antes do voo de ida.
Vale lembrar que, além do Uruguai, Suíça, Finlândia, Canadá, França, entre outras nações, já permitem a entrada do turista vacinado viajando do Brasil.