Como você vem acompanhando nas últimas semanas, nesta fase da série Resgates de Primeira, estamos mostrando voos que tragam alguma característica especial, quer de preço, cabine ou rota diferenciada, que mereça o nosso registro. No resgate de hoje, vamos mostrar uma boa alternativa de viajar da África do Sul para a Austrália, que é uma rota resgate para você tirar proveito de uma rota pouco impactada pelas mudanças na tabela fixa do TAP Miles&Go feitas no passado. Por isso, o que temos no cardápio hoje é: Resgates de Primeira – Joanesburgo para Melbourne na Classe Executiva da Air China com milhas TAP Miles&Go.
☞ pular para…
- O Resgate de Primeira
- Quanto custa essa emissão?
- Como fazer essa emissão?
- Como otimizar essa emissão?
- Quais companhias posso voar?
- Fatores a considerar
- Comentário
O Resgate de Primeira
Rota: Joanesburgo (JNB) – Pequim (PEK) – Melbourne (MEL)
Programa: TAP Miles&Go
Companhia(s) aérea(s)/Aeronave(s): Air China / A350-900
Para quem não vem acompanhando, nas primeiras duas fases da série Resgates de Primeira, mostramos ótimos resgates para voar em Classe Executiva para todos os continentes. Na terceira fase, mostramos Resgates de Primeira para voar em Primeira Classe, item cada da vez mais raro no mundo da aviação, especialmente para viajar utilizando milhas e pontos.
Nessa última, voltamos a mostrar resgates que apresentem custo x benefício acima da média ou que tenham alguma característica especial. Por isso, hoje aproveitamos para mostrar uma boa opção de voar entre África do Sul e Austrália na boa Classe Executiva do A 350-900 da Air China, que é equipado com a sua cabine de Classe Executiva mais moderna.
Vale observar que essa é uma excelente alternativa para voar até a Austrália, inclusive saindo do Brasil, usando milhas dos programas da Star Alliance, inclusive do TAP M&G. Como sabemos, apesar da excelente tarifa cobrada na tabela fixa, o desafio é conseguir achar vaga award para voar até a Oceania.
Embora a Air China tenha começado a voar para São Paulo essa semana, com escala em Madri, temos visto mais oferta de vagas award, nessa rota da África do Sul. Como a South African Airways voa de São Paulo para Joanesburgo, acaso as disponibilidades encaixem, você poderá voar GRU-JNB com a South African e seguir viagem com a Air China, como mostrado. Lembrando que essa foi uma das rotas que não sofreram/tiveram pequeno impacto com as mudanças na tabela fixa do TAP Miles&Go. Aqui, inclusive, temos a mesma curiosidade que está acontecendo nos resgates entre Brasil e África do Sul. Embora a nova tabela tenha previsto um aumento de cerca de 9,5% para a rota (105.000, para 115.000), nas pesquisas e emissões, estão cobrando os valores anteriores. Ninguém vai reclamar! rs
Classe Executiva no A350-900
O A350-900 utilizado em ambos os voos da rota mostrada no resgate, é equipado com uma moderna cabine de Classe Executiva, com layout 1-2-1, que garante mais conforto e privacidade aos passageiros, especialmente aos que viajam nas fileiras laterais, que não precisar pular/serem pulados pelo “coleguinha” ao lado.
A cabine é sóbria e elegante e possui assentos confortáveis. Além disso, o equipamento em si, A350, é um dos aviões mais modernos do mercado, desde a sua fuselagem, que utiliza compósitos mais eficientes, permitindo melhor pressurização, o que reduz o jet-lag, até os aviônicos empregados na navegação aérea.
Quanto custa essa emissão?
Como mostra a tabela do programa, os voos entre África Austral e Oceania são tarifados por 115 mil milhas TAP Miles&Go por trecho para voar em Classe Executiva, o que é bastante razoável, especialmente tendo em conta o custo de geração no mercado nacional. Melhor ainda é que, na prática, as emissões ainda estão sendo feita na tabela antiga, tal qual ocorre nos voos do Brasil para a África.
Como dito, o curioso é que, mesmo a nova tabela fixando o resgate em 115.000, o resgate efetivo está usando os valores antigos, de 105.000 para a rota. Em qualquer caso, é um excelente resgate, sobretudo considerando as facilidades de gerar milhas no mercado nacional.
Como fazer essa emissão?
Encontrando disponibilidade
O site do programa TAP Miles&Go tem mostrado algumas disponibilidades para voar com parceiros, embora não seja uma realidade sempre constante. Esta viagem, inclusive, foi pesquisada 100% online.
Pessoalmente, já fiz alguns resgates online para voar na United, SWISS, Ethiopian, Turkish, Copa e Air Canada, dentre outros, sem qualquer dificuldade – exceto para achar vagas, claro. De todo modo, saiba que há outras alternativas para buscar disponibilidade em parceiros Star Alliance, como os sites do United MilieagePlus, Singapore KrisFlyer ou ANA Mileage Club.
Realizando a emissão
Como mencionamos, o resgate foi feito online no próprio site do TAP Miles&Go. É possível, contudo, que faça pelo call-center.
As taxas não são das mais módicas, porque a Air China cobra YQ de aproximadamente 150 dólares, o que é repassado pelo TAP Miles & Go. Apesar de indesejada, não está dentre as maiores taxas cobradas em viagens emitidas fora do Brasil.
Como otimizar essa emissão?
A a emissão tem um valor baixo em termos absolutos, além de conseguirmos gerar milhas TAP M&G por custo bastante razoável. Mesmo não havendo muitas promoções no mercado, salvo raras exceções, como as que aconteceram em janeiro com os cartões CAIXA, ainda é possível obter ótimo valor nesse resgate.
Atualmente, o custo de cada mil milhas (CPM) do TAP Miles&Go é comparável ao que é possível conseguir com pontos da Livelo com até 53% de desconto, ou seja, cerca de R$ 32,90. Isso significa que 105.000 milhas teriam um custo final de R$ 3.454,50, um valor muito atrativo em comparação com o preço de um bilhete pagante.
Diferença para a tarifa comercial
Quando comparamos o custo desse bilhete award com o valor da passagem pagante, podemos constatar quão vantajoso é esse Resgate de Primeira:
Como é possível notar, o valor da tarifa, sem as taxas, é de quase 25 mil reais + taxas, inclusive o YQ repassado no resgate award. Evidentemente, a compra com maior antecedência e, sobretudo, em viagem de ida e volta, pode mostrar valores inferiores. Em qualquer hipótese, a economia é expressiva.
Note, também, que o voo entre Joanesburgo e Pequim tem uma parada (escala) em Shenzhen, mas há outros dias que o voo é direto JNB-PEK. Como é apenas uma escala, sem mudança de numeração de voo, conta como um único trecho para o M&G, cujo limite são três, nos resgates one-way.
Quais companhias posso voar?
Companhias da Star Alliance
Como a TAP é membro da aliança global Star Alliance, a emissão pode ser feita para voar em qualquer das companhias membro da aliança ao custo fixo de 105 mil milhas TAP Miles&Go (one-way). Uma competidora de peso para a rota seria a Turkish, conectando em Istambul, com sua ótima Classe Executiva do A359. Mas,o YQ da companhia turca é ainda mais elevado – 0 que vale até mesmo para os voos que partem do Brasil -, tornando o resgate menos interessante.
Fatores a considerar
- Bom custo x benefício do TAP Miles&Go para voar entre África e Oceania: esse resgate é um dos bons sweetspots que foram pouco impactados do reajuste da tabela fixa;
- Possibilidade de resgate online: apesar de alguma instabilidade para pesquisas ou resgates através da internet, essa é uma rota que tenho conseguido pesquisar, quase sempre, online. De todo modo, havendo alguma dificuldade, é possível prosseguir pelo call-center, com calma e persistência;
- Custos simulados baseados em compra promocional de pontos: na simulação dos custos da emissão, levamos em consideração valores de compra de pontos Livelo com desconto de até 53%, cuja campanha foi prorrogada até o próximo dia 05/05 (domingo). Ressaltamos que não há cronograma que fixe a periodicidade dessas promoções, embora tenha havido com certa frequência. Há registro, inclusive, de promoções até melhores, como os 57% de desconto oferecidos em janeiro desse ano (2024).
- Viagem é um dos melhores investimentos que podemos fazer: Viajar é uma experiência emocionante e enriquecedora. Quando temos a chance de desfrutar de benefícios especiais, como resgatar passagens com milhas para voar em cabines premium, a aventura se torna ainda mais memorável. Se você está em busca de uma oportunidade para voar com conforto e estilo, essa é mais uma das ótimas dicas que compartilhamos com você semanalmente.
Comentário
Este é mais um bom exemplo das dezenas de boas oportunidades de emissões que temos a explorar no nosso microcosmos de milhas e pontos, como falamos no post inicial dessa série semanal, especialmente pelo contexto atual do mercado, que está claramente saturado.
E você, já aproveitou esse bom resgate do TAP Miles&Go?
☞ confira alguns resgates publicados:
- Resgates de Primeira – Passagem de Paris para as Maldivas com pontos LATAM Pass
- Resgates de Primeira – Passagem de Doha para Santorini com pontos LATAM Pass
- Resgates de Primeira – Passagem em Classe Executiva de Amsterdã para o Rio de Janeiro com milhas Flying Blue
- Resgates de Primeira – Passagem de Auckland para Nova York em Classe Executiva com milhas do TAP Miles&Go
- Resgates de Primeira – Passagem de Zurique para Maldivas em Primeira Classe com milhas AAdvantage
- Resgates de Primeira – Passagem em Classe Executiva de Los Angeles para Milão com milhas do Flying Blue
- Resgates de Primeira – Passagem de Bangkok para o Cairo na Primeira Classe da Qatar Airways usando milhas AAdvantage
- Resgates de Primeira – Passagem de Amã para Nova York na Classe Executiva da Royal Jordanian com milhas AAdvantage
- Resgates de Primeira – Passagem em Classe Executiva de São Paulo para Barcelona com Avios do Iberia Plus