fbpx

O que acontece com minha passagem da LATAM durante a recuperação judicial?

Notícias

Por Dérek Arakaki

Hoje a LATAM Airlines e suas afiliadas no Chile, Peru, Colômbia, Equador e nos Estados Unidos anunciaram que entraram com um pedido de recuperação judicial. Processos como este costumam gerar muitas incertezas, em especial para quem tem passagens emitidas com a companhia. E agora? O que acontece com minha passagem da LATAM durante a recuperação judicial?

passagem da LATAM durante a recuperação judicial


A recuperação judicial da LATAM

De forma resumida, a LATAM optou pelo processo de reorganização financeira previsto no Capítulo 11 da lei dos EUA. Ele foi criado para permitir que empresas como a LATAM continuem a operar seus negócios como de costume enquanto se reorganizam.


O que diz a LATAM sobre clientes com passagens?

A LATAM informou que continuará voando e vai respeitar as reservas de voos, à medida que passa pelo processo de reorganização pelo Capítulo 11. Informou ainda que continuarão a honrar as passagens atuais e futuras, exatamente como fazia antes da reorganização.


E se eu quiser alterar ou cancelar a minha passagem?

Segundo a LATAM, todas as políticas adicionais anunciadas em resposta à pandemia da COVID-19 – incluindo a eliminação de taxas de alteração e cancelamento de passagens compradas entre 16 de março e 30 de abril de 2020 e a oferta de vouchers de viagem para voos cancelados ou reagendados – permanecerão em vigor durante este processo.

Ou seja, se você tem passagem comprada com a LATAM, ficam valendo as políticas abaixo (essas regras aplicáveis para passagens compradas em dinheiro ou com Pontos LATAM Pass):

  • Voos cancelados ou reagendados

Você pode alterar uma única vez a data do voo ou rota (mantendo mesma origem e destino) sem multa ou diferença de tarifa, sujeito à disponibilidade da cabine e à validade do bilhete. Você também pode alterar o destino pagando somente a diferença de tarifa.

  • Voos não afetados

Você pode alterar a data do voo ou rota uma única vez, sem multa ou diferença de tarifa (mantendo mesma origem e destino), sujeito à disponibilidade da cabine e à validade do bilhete. Você também pode alterar o destino pagando somente a diferença de tarifa.

A flexibilidade se aplica a bilhetes adquiridos no Brasil até 31 de julho de 2020, voando a partir de 01 de março de 2020.

  • Deseja cancelar sua viagem e deixar seu bilhete aberto para remarcar em outro momento?

Cancele sua reserva até 7 dias antes da data original da viagem, para que não sejam aplicadas penalidades.

Para mais informações, clique aqui.


Solicitar o Reembolso e receber o Travel Voucher da LATAM

Além das opções acima, se o seu voo foi impactado por cancelamento, fechamento de fronteiras ou por declaração de estado de emergência você pode fazer uma solicitação de reembolso, que a companhia vai dar para você em forma de um Travel Voucher, que você poderá resgatar dentro dos próximos 12 meses.

Este crédito pode ser utilizado na própria LATAM ou ser revertido em dinheiro, através de uma transferência bancária.

Mostramos como resgatar o Travel Voucher da LATAM nesse post.


Meu voo vai de fato ocorrer?

Em função da pandemia da COVID 19 a LATAM, assim como outras companhias aéreas pelo o mundo, teve uma redução drástica de suas operações. Porém, recentemente a companhia informou que vai aumentar de forma gradual sua capacidade nos próximos dois meses.

A LATAM entra com o pedido de recuperação justamente para poder se reorganizar e conseguir manter suas operações. Ainda que isso possa resultar em possíveis cancelamento de rotas, se você tem passagens com a companhia e seu voo for impactado, você poderá solicitar a reacomodação para um voo operado por outra aérea ou o reembolso.


O que acontece se meu voo for cancelado?

Melhor do que explicar as possibilidades é mostrar na prática uma situação como essa. Recentemente tive um voo com a LATAM cancelado, sendo informado por e-mail do ocorrido:

No comunicado, fui informado das opções disponíveis, as quais poderia realizar de forma 100% online através desse link:

  • Reprogramar, no nosso site, a data do seu voo, sem qualquer custo, para o mesmo destino e viajando na mesma cabine;
  • Alterar o destino da sua viagem, sem multas, pagando apenas a diferença de preços, quando houver.

Ainda assim, como houve o cancelamento do voo, sou elegível a fazer uma solicitação de reembolso ou posso entrar em contato com a companhia para solicitar uma reacomodação, caso eu opte por manter meus planos de viagem.


Comentário

O momento exige muita análise e calma para tomar um decisão consciente. A LATAM entra em um processo de recuperação para se reorganizar e, pessoalmente, acredito que deve se recuperar, ainda que em um tamanho menor, o que deve representar uma redução na sua malha aérea. Lembre-se que ela espera sair desse processo como “um grupo de transporte aéreo mais ágil, resiliente e sustentável”.

Independente de sua escolha, acompanhe a situação de perto já que novas informações vão surgir constantemente dando indicativos do futuro da companhia.

E você? O que planeja fazer com sua passagem da LATAM durante a recuperação judicial?

Esta matéria foi adicionada à nossa Central de Informações e Ajuda durante a Recuperação Judicial da LATAM

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.