Nos últimos meses, companhias pelo mundo têm aposentado ou vem mantendo estacionados seus Airbus A380. Entre elas está a Emirates, que inclusive operava com o modelo diariamente nos voos entre Dubai e São Paulo. Apesar do retorno da aeronave para o Brasil estar programado apenas para o ano que vem, a companhia já vem utilizando o A380 em outras rotas.
Operações da Emirates com o A380
O site Routes Online listou as operações programadas pela companhia com o modelo até o final do primeiro trimestre de 2021, confira abaixo:
- Dubai – Cairo (4 frequências semanais)
- Dubai – Guangzhou (2 frequências semanais)
- Dubai – Jeddah (2 voos diários a partir de 1º de dezembro de 2020)
- Dubai – Londres Heathrow (2 voos diários)
- Dubai – Manchester (6 frequências semanais a partir de 2 de dezembro de 2020)
- Dubai – Moscou Domodedovo (2 frequências semanais)
- Dubai – Paris CDG (1 voo diário)
O A380 da Emirates
Modelos:
A Emirates possui 3 configurações diferentes em seus A380 (confira aqui o mapa de assentos), que a companhia classifica como:
A380 Três Classes Ultralongo Alcance
- Primeira Classe: 14 assentos
- Executiva: 76 assentos
- Econômica: 427 assentos
A380 Três Classes Longo Alcance
- Primeira Classe: 14 assentos
- Executiva: 76 assentos
- Econômica: 399 assentos
A380 Duas Classes Longo Alcance
- Executiva: 58 assentos
- Econômica: 557 assentos
Cabines e exclusividades do A380
Separei abaixo as fotos das cabines no A380 da Emirates e também outras exclusividades da aeronave como o bar e o banheiro com chuveiro.
- Primeira Classe
- Executiva
- Econômica
- Bar
- Banheiro com chuveiro
Reviews:
Confira também nossos relatos voando no A380 da Emirates:
- Classe Executiva da Emirates no A380 – São Paulo para Dubai
- Primeira Classe da Emirates no A380 – Dubai para Toronto
- Primeira Classe da Emirates no A380 – Dubai para Dallas
- Primeira Classe da Emirates no A380 – Shanghai para Dubai
- Primeira Classe da Emirates no A380 – Londres para Dubai
Emitindo voos da Emirates no TAP Miles&Go
Lembrando que uma das companhias aéreas que tem acordo de programa de fidelidade com a TAP (frequent flyer agreement, em inglês) é a Emirates. Isso significa que é possível acumular milhas de voos da companhia árabe no Miles&Go e emitir bilhetes com milhas do programa para voar com ela.
Para entender mais, recomendo ler nossa matéria ensinando como emitir passagens na Emirates usando milhas do TAP Miles&Go.
O A380 em outras companhias
Outras companhias pelo mundo também tiveram que tomar decisões, sejam definitivas ou temporárias, sobre os seus A380, veja abaixo algumas delas:
- Qatar Airways
Devido ao impacto do COVID-19 na demanda de viagens, a Qatar Airways decidiu estacionar por tempo indeterminado sua frota de Airbus A380. Com isso, a companhia deixa de oferecer temporariamente voos em Primeira Classe, já que o modelo é o único da Qatar que conta com essa cabine.
- Lufthansa
A Lufthansa anunciou que provavelmente deve aposentar toda sua frota de A380 e também de A340-600. Inicialmente, os modelos dessas aeronaves que ainda estavam nos planos da companhia serão estocados, retornando as operações apenas se ocorrer uma mudança brusca no cenário atual.
- Air France
A Air France anunciou o fim definitivo das operações do Airbus A380. A decisão foi tomada devido ao contexto da atual crise da COVID-19 e seu impacto nos níveis de atividade previstos da empresa.
- Etihad
Ao contrário de companhias aéreas pelo mundo que estão retirando os A380 de suas frotas, a Etihad informou que planeja continuar voando com o modelo a medida que suas operações forem retomadas.
- Outras companhias
Além dessas, outras companhias como a Singapore Airlines e também a Asiana Airlines têm bloqueado reservas futuras na Primeira Classe de seus A380, dando um indicativo que não planejam operar voos com essas aeronaves tão cedo.
Comentário
Assim como ocorre com o Boeing 747, as operações com o A380 estão cada vez mais restritas e seguem com seu futuro indefinido, a medida que operar uma aeronave tão grande, segundo dizem as próprias companhias, não é comercialmente ou ambientalmente justificável no mercado atual.
Só nos resta aguardar a redução das restrições de viagem e torcer para que as operações com essa icônica aeronave sejam retomadas em mais rotas pelo mundo.
Alguém planejando voar no A380? Com qual companhia?