Se você está planejando uma viagem para a Europa, uma das questões mais importantes a considerar é a taxa de embarque cobrada pelos aeroportos. Embora muitas delas sejam semelhantes, algumas podem variar significativamente, impactando o custo total de sua viagem. Neste artigo, vamos analisar os aeroportos da Europa com as taxas mais baratas, levando em consideração os valores cobrados por cada terminal. Confira!
O que é a taxa de embarque?
A taxa de embarque para transporte aéreo é um valor cobrado do passageiro que está deixando uma cidade ou um país através de determinado aeroporto. No entanto, ela não é exclusiva do transporte aéreo. No Brasil, por exemplo, o transporte rodoviário regular também cobra taxa de embarque, o que também ocorre com o transporte por trens na Europa.
Independente do modal de transporte, a taxa serve para o pagamento das despesas de manutenção e melhorias do local de embarque. A forma de cálculo da taxa de embarque varia de acordo com o país. Ela pode ser calculada de acordo com a distância do voo ou de acordo com o tipo de viagem (se nacional ou internacional).
No Brasil, por exemplo, cada aeroporto tem um valor fixo que é definido pela ANAC para passageiros de voos nacionais e outro valor para os voos internacionais. Em viagens para a Europa, as taxas podem aumentar significativamente o valor da passagem.
Qual o valor das taxas de aeroportos da Europa?
O valor da taxa de embarque dos aeroportos da Europa são imputadas em voos com origem em países europeus. Ou seja, caso você esteja embarcando do Brasil para a Europa, pagará o valor da taxa de embarque do aeroporto brasileiro – e vice-versa.
Para esta matéria, levaremos em conta apenas os aeroportos europeus que operam voos para o Brasil. Confira abaixo os valores:
- Amsterdã (AMS): aproximadamente 84 euros de taxa
Sendo 22,28 euros de taxa de serviço; 32,05 euros de taxa de segurança de passageiro; e 29,40 euros de taxa do estado neerlandês.
- Frankfurt (FRA): aproximadamente 126 euros de taxa
Sendo 11,86 euros de taxa de segurança aeroportuária; 70,83 euros de taxa transporte aéreo da Alemanha e 43,70 euros de taxa de embarque internacional alemão.
- Istambul (IST): 921,97 liras turcas (aproximadamente 22,38 euros)
Sendo 120,26 liras turcas (aproximadamente 2,92 euros) de taxa de segurança para voos internacionais da Turquia; 801,71 liras turcas (aproximadamente 19,46 euros) de taxa de embarque internacional da Turquia.
- Lisboa (LIS): aproximadamente 39 euros
Sendo 2 euros de taxa de carbono de Portugal; 8,93 euros de taxa de segurança de Portugal e 28,05 euros de taxa de segurança de passageiro.
- Londres (LHR): 141,72 libras (aproximadamente 169 euros)
Sendo 90 libras de taxa aérea de passageiro; e 51,72 libras de taxa de embarque internacional.
- Madri (MAD): aproximadamente 24,09 euros
Sendo 19,74 euros de taxa de embarque; e 4,35 euros de taxa de segurança aérea.
- Milão (MXP): aproximadamente 20,90 euros
Sendo 7 euros de taxa da cidade; 17,14 euros de taxa de embarque; 1,28 euros de taxa de embarque internacional e 2,48 euros de taxa de segurança italiana.
- Munique (MUC): aproximadamente 108 euros
Sendo 8,97 euros de taxa de segurança aeroportuária; 70,83 euros de taxa de transporte aéreo da Alemanha; e 28,58 euros de taxa de embarque internacional alemão.
- Paris (CDG): aproximadamente 96 euros
Sendo 22,05 euros de taxa de aviação civil; 40 euros de taxa de solidariedade de passageiro aéreo; e 33,73 euros de taxa passageiro internacional.
- Paris (ORY): aproximadamente 93 euros
Sendo 22,05 euros de taxa de aviação civil; 40 euros de taxa de solidariedade de passageiro aéreo; e 30,72 euros de taxa passageiro internacional.
- Porto (OPO): aproximadamente 29 euros de taxa
Sendo 2 euros de taxa de carbono de Portugal; 8,93 euros de taxa de segurança de Portugal e 18,01 euros de taxa de segurança de passageiro.
- Roma (FCO): aproximadamente 36 euros
Sendo 2,09 euros de taxa de segurança de bagagem; 8 euros de taxa da cidade; 24,89 euros de taxa de embarque internacional, 1,21 euros de taxa de serviço de embarque; e 3,35 euros de taxa de segurança.
Como pagar as taxas do aeroporto?
O valor da taxa do aeroporto já está embutida no preço final de sua passagem. Se a emissão for feita com milhas ou pontos, você deverá pagar o valor referente às taxas a parte.
Da mesma forma que acontece com a tarifa pagante, você só consegue emitir a passagem com milhas e pontos após o pagamento das taxas – que pode ser feito em dinheiro ou em milhas e pontos, dependendo do programa de fidelidade.
Veja abaixo um exemplo de resgate de passagem com a Azul para Porto, onde as taxas são convertidas para real:
Como escapar das taxas de aeroporto?
O pagamento das taxas é obrigatório e, conforme explicado acima, são cobradas automaticamente após a compra ou emissão da passagem com milhas. Portanto, não tem como ser evitado ou burlado.
Contudo, você consegue escapar dos valores trocando de aeroporto. Por exemplo: se tem uma viagem para o Reino Unido e não quer pagar os altos valores das taxas de Londres na volta, pode ir de ônibus ou trem para Paris ou demais aeroportos da Europa e pagar um preço mais atrativo.
Para isso, será necessário emitir ou comprar trechos separadamente. Ou seja, o voo de ida pode ser para Londres, mas o de volta você compra de Paris para o destino que deseja.
Comentário
Como mostramos, as taxas podem diferenciar muito entre os países europeus. Assim, para o viajante que deseja economizar, pode ser interessante evitar algumas rotas internacionais, trocando o ponto de entrada no velho continente.
Para isso, recomendamos que se aventure no ITA Matrix, onde terá um melhor panorama sobre as taxas cobradas.
Quer saber como viajar para a Europa usando milhas e pontos? Se sim, então confira os textos que temos desta série:
- Como viajar para Portugal usando milhas e pontos
- Como viajar para Espanha usando milhas e pontos
- Como viajar para Itália usando milhas e pontos
- Como viajar para França usando milhas e pontos
- Como viajar para Alemanha usando milhas e pontos
- Como viajar para Suíça usando milhas e pontos
- Como viajar para Dinamarca usando milhas e pontos
- Como viajar para Suécia usando milhas e pontos
- Como viajar para Finlândia usando milhas e pontos
- Como viajar para Noruega usando milhas e pontos
- Como viajar para Grécia usando milhas e pontos