Pessoal, a American Airlines nos enviou um comunicado oficial em relação à alguns pontos específicos da sua situação com a LATAM. Segue o mesmo na íntegra:
“A American Airlines continua a aceitar clientes e bagagens da LATAM com voos marcados pela American, seguindo os nossos acordos entre companhias aéreas e oneworld. A LATAM também continua a aceitar clientes da American Airlines. Não houve nenhuma mudança para clientes das duas companhias e a American não tem conhecimento de clientes que tenham tido viagem negada.
No momento, não há mudanças em nosso acordo de passageiros frequentes ou acesso à sala vips para clientes American ou LATAM. Membros do AAdvantage® continuam a acumular milhas em voos operados pela LATAM.
Nos próximos meses, com a redução dos acordos com a LATAM que permanecem vigentes, a American trabalhará em conjunto para garantir que todos os seus clientes sejam atendidos. A American suspendeu apenas reservas em codeshare. A American, que continua a ser a maior companhia aérea americana na América Latina e na América do Sul, mantém seus planos para competir e crescer na região.
P: A American ou a LATAM estão se recusando a aceitar clientes e bagagens agendados para voar?
A: A American não tem conhecimento de nenhum cliente da American ou da LATAM que tenha sido impedido de viajar. Aceitamos clientes e bagagens da LATAM com voos agendados pela American e a LATAM continua a aceitar nossos clientes, seguindo os nossos acordos atuais.
P: As operações em codeshare foram canceladas? O que isso significa para os clientes?
A: Não há impacto para nossos clientes que têm reservas com a American ou com a LATAM. Suspendemos apenas novas reservas em codeshare. Se um cliente precisa fazer mudanças em um itinerário existente que envolva um voo codeshare da American operado pera LATAM para um mercado que a American atende, remarcaremos a passagem do cliente em um voo American.
P: A American irá remarcar clientes com a LATAM durante operações irregulares?
A: Sim. No caso de operações irregulares, o serviço de atendimento ao cliente e agentes de reserva utilizarão o processo já existente para remarcar nossos clientes, o que inclui a possibilidade de fazer reservas com a LATAM como uma companhia aérea oneworld.
P: Clientes ainda podem acessar as lounges?
A: Sim. A política de acesso à lounge oneworld não mudou.”
Excelente esclarecimento da American – assim os clientes ficam mais seguros em relação às viagens futuras – ainda mais depois de todo o burburinho que aconteceu na internet ontem com o twitter do americano Brett Snyder – leia mais sobre o assunto aqui.
Então pessoal, podem ficar tranquilos que nenhum passageiro será impactado. UFA!
Para as últimas notícias sobre o tema acesse nossa Central de Informações LATAM+Delta.
- A LATAM ficará sem aliança?
- O posicionamento da oneworld sobre a saída da LATAM
- Disponibilidade de voos da American Airlines desaparece da Multiplus
- O posicionamento da American Airlines sobre o fim da parceria com a LATAM
- Ainda estou sem entender tudo isso…
- Comunicado da LATAM sobre a parceria com a Delta
- O ganhe e perde de conectividade da LATAM com a saída da oneworld e possível entrada na SkyTeam
- A American Airlines está MUITO nervosa…
- O império que a Delta está construindo