fbpx

CEO da British Airways diz que companhia vai voltar a voar com o A380

Notícias

Por Raimundo Junior

Após Air France, Lufthansa, Thai Airways e possivelmente a Etihad, anunciarem a aposentadoria das suas frotas do super jumbo A380, uma notícia publicada ontem, deu um alento aos avgeeks: o CEO da British Airways diz que companhia vai voltar a voar com o A380.

Em entrevista ao jornal britânico The Independent, o Presidente da British Airways, Sean Doyle, falou expressamente que não pretende aposentar a sua frota de doze Airbus A380, estacionados desde o início da pandemia.


Perspectivas de retomada de voos

Na entrevista, Sean Doyle afirma acreditar que o avanço na vacinação no Reino Unido, permite uma visão otimista sobre a retomada do setor para o próximo verão europeu.

Diz esperar que até o próximo dia 12 de abril, o governo britânico anuncie os planos de recuperação do setor aéreo, já que o planejamento de rotas demanda meses para ser corretamente organizado, o que seria imprescindível para a programação das janelas de voos para a temporada.

Essa data limite faz sentido, também, acaso a previsão feita pelo Primeiro Ministro britânico em fevereiro, de que as viagens internacionais podem ser liberadas a contar de 17 de maio, seja confirmada.

Na concepção do CEO da British, o motor do reaquecimento das viagens aéreas, tão logo sejam levantadas as restrições de trânsito, serão as viagens para visitar parentes e amigos, separados por mais de 12 meses, em alguns casos.

Em segundo lugar, estariam as viagens de lazer, já que as pessoas estão ansiando por férias.


Não há data certa para o retorno

Nas palavras do CEO Sean Doyle, “a British Airways será uma companhia aérea menor nos próximos anos”.

Ele estima que só teremos um cenário próximo ao que tivemos em 2019, dentro de dois ou três anos, ou seja, entre 2023 e 2024.

Acerca do super jumbo, ponderou que apesar de não estar voando no momento, o A380 está nos planos da companhia aérea para o futuro. Mas, deixou claro que não há, até o momento, uma data certa para esse retorno: “Exatamente quando colocaremos o A380 de volta em serviço, é algo que não temos certeza.”

Apesar dessa incerteza, contudo, especula-se que isso possa ocorrer quando se concretizarem as previsões de recuperação do setor, feitas por Sean Doyle, entre 2023 e 2024.


Airbus A380 continua escalado para algumas rotas

Apesar de estar com toda a frota de A380 estacionada no momento, a British tem em sua escala de voos atual, rotas em que há previsão de uso da aeronave ainda esse ano.

Aliás, na nossa série Resgates de Primeira – Passagem para a África com pontos do LATAM Pass, mostramos um voo alternativo operado com a British Airways, em que o voo da rota LHR-JNB está previsto para ser operado pelo Airbus A380. Essa informação é mostrada no ExpertFlyer:

Além disso, em pesquisa realizada no site da American Airlines, parceira da British Airways na aliança global oneworld, a informação se repete (voo operado pelo A380):

A propósito, em pesquisas no ExpertFlyer, replicadas no site da American Airlines, praticamente em todos os dias dos meses de setembro de outubro de 2021, há previsão de um voo operado pelo A380.

Assim, a despeito das previsões de que o retorno da frota de A380 da British Airways, somente deva acontecer entre 2023 e 2024, acaso a escala se confirme, teremos pelo menos alguns desses belos pássaros metálicos singrando os céus ainda em 2021.


Comentário

Em meio a tanta desilusão com o futuro do Airbus A380, essa notícia traz um alento em vermos que, além da Emirates e Singapore, há outras companhias apostando na viabilidade da operação desse gingante dos céus.

Mesmo sabendo que os doze A380 da British Airways, não têm cabines tão legais quanto os da Emirates, Singapore, Qatar Airways e Etihad, o fascínio pela maior aeronave de passageiros do mundo é o mesmo, independentemente de como é equipada.

E você, já voou ou sonha em voar no Airbus A380?

Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Supermercado
Supermercado
35% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
10% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Confraria Grand Cru
Confraria Grand Cru
Ganhe 3 meses grátis e R$ 150 de crédito por indicação!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.