Conheça as companhias que operam a Classe Executiva entre o Brasil e Buenos Aires

Classe Executiva Diversos

Por Ana Zacaron

Apesar de estar logo aqui do lado, é possível voar para Buenos Aires, na Argentina, com o conforto de um voo intercontinental. Por conta do acordo de 5ª liberdade do ar, companhias internacionais têm o direito de operar entre alguns aeroportos brasileiros e a capital argentina como continuação de seus voos para o nosso país. Nesta matéria, vamos te contar quais são essas empresas e por meio de quais programas conseguimos fazer emissões para visitar a terra do tango.

☞ pular para…


O que é a 5ª liberdade do ar ou os “5th freedom flights”?

Como te contamos neste matéria, em 1944, 54 países se reuniram em Chicago para discutir, entre outros assuntos, a chamada “Liberdade do Ar”. Dentre as resoluções acordadas, que são 9, vamos focar nas 4 seguintes:

  • Direito de sobrevoar outro país sem pousar;
  • Direito de voar comercialmente do próprio país da companhia aérea (País “A”) para o país do parceiro do tratado (País “B”);
  • Direito de voar comercialmente do país “B” de volta ao país “A”; e
  • Direito de uma companhia aérea de voar comercialmente do país “B” para outros países (“C”, “D”, etc.) em voos que começam ou terminam no país de origem da companhia aérea, país “A”.

Sendo assim, podemos definir como voos de quinta liberdade quando a companhia aérea parte de um país no qual possui operação, segue para um destino no qual não opera localmente e, a partir dele, continua para outro país na mesma situação.

Exemplo: a SWISS começou a operar a rota Zurique (ZRH) x São Paulo (GRU) x Buenos Aires (EZE) no final de 2021, conforme anunciamos aqui no PP. A companhia, no entanto, é Suíça, que não opera no Brasil e nem na Argentina, mas, aproveitando da 5ª liberdade, tem a permissão de voar entre os países, com embarque e desembarque de passageiros em todos os pontos.


Emirates

A Emirates opera a rota do Rio de Janeiro (GIG) para Buenos Aires (EZE) com o Boeing 777-200LR, com 38 assentos na classe executiva. A cabine possui o layout 2-2-2, oferecendo privacidade para todos os passageiros e possui um mini bar a bordo. Com frequência de quatro voos semanais, é possível desfrutar de todo o conforto que a executiva da Emirates oferece a seus viajantes e experimentar rótulos de bebidas premiada, como o champagne Veuve Clicquot, que é servido com exclusividade pela companhia.

  • Número do voo: EK247
  • Rota original: Dubai (DXB) x Rio de Janeiro (GIG)
  • Aeronave: Boeing 777-200LR
  • Como emitir com milhas: TAP Miles&Go, MileagePlus e Smiles

Confira o review completo da classe executiva da Emirates nesta matéria.


Air Canada

A Air Canada opera a rota entre São Paulo (GRU) e Buenos Aires (EZE) como uma continuação do voo que chega a capital paulista de Toronto, no Canadá. A companhia utiliza o Boeing 787-9 Dreamliner que possui uma classe executiva equipada com 30 assentos. Este voo conta com seis frequências semanais.

  • Número do voo: AC90
  • Rota original: Toronto (YYZ) x São Paulo (GRU)
  • Aeronave: Boeing 787-9 Dreamliner
  • Como emitir com milhas: TAP Miles&Go, MileagePlus, Smiles e TudoAzul (Interline)

Confira o review completo da classe executiva da Air Canada nesta matéria.


British Airways

A British Airways opera a rota entre São Paulo (GRU) e Buenos Aires (EZE) com o Airbus A350, como continuação do voo entre Londres e a capital paulista. A classe executiva desta aeronave é chamada de Club Suite e está equipada com 56 assentos – todos com portas – que garantem muita privacidade aos passageiros.

  • Número do voo: BA247*
  • Rota original: Londres (LHR) x São Paulo (GRU)
  • Aeronave: Airbus A350
  • Como emitir com milhas: AAdvantage, Executive Club, Iberia Plus, Privilege Club e Smiles

*A British Airways anunciou o fim do voo entre São Paulo e Buenos Aires a partir de 28 de março.

Confira o review completo da classe executiva da British Airways nesta matéria.


Ethiopian Airlines

A Etiophian opera a rota entre São Pauo (GRU) e Buenos Aires (EZE) como continuação do voo com origem em Adis Abeba, capital etíope. É operado com a aeronave Boeing 787-8 Dreamliner, com 24 assentos na classe executiva. A operação ocorre de segunda a sábado, com seis frequências semanais.

  • Número do voo: ET506
  • Rota original: Adis Abeba (ADD) x São Paulo (GRU)
  • Aeronave: Boeing 787-8 Dreamliner
  • Como emitir com milhas: Miles&Go, MileagePlus e Smiles

Confira o review completo da classe executiva da Ethiopian nesta matéria.


SWISS

A SWISS opera a rota entre São Paulo (GRU) e Buenos Aires (EZE) com o Boeing 777, como continuação do voo entre Zurique e a capital paulista. A classe executiva desta aeronave está equipada com 62 assentos e é dividida em duas seções – uma com duas fileiras e a outra com onze. A rota é operada às quartas e aos sábados.

  • Número do voo: LX92
  • Rota original: Zurique (ZRH) x São Paulo (GRU)
  • Aeronave: Boeing 777
  • Como emitir com milhas: Miles&Go, MileagePlus, Smiles e TudoAzul (Interline)

Confira o review completo da classe executiva da SWISS nesta matéria.


Turkish Airlines

A Turkish opera a rota entre São Paulo (GRU) e Buenos Aires (EZE) com o Airbus A350, como continuação do voo entre Istanbul e a capital paulista. A classe executiva desta aeronave está equipada com 32 assentos e cada um deles conta com um pitch de 44″ (aproximadamente 111 cm) e tela de alta definição de 18 polegadas. Nos assentos centrais, há um painel que oferece maior privacidade entre os passageiros.

  • Número do voo: TK15
  • Rota original: Istambul (IST) x São Paulo (GRU)
  • Aeronave: Airbus A350
  • Como emitir com milhas: Miles&Go, MileagePlus, Smiles e TudoAzul (Interline)

Ainda não possuímos nenhum review na classe executiva do novo Airbus A350 da Turkish, mas temos alguns relatos de com é voar no Boeing 777-300ER. Confira:


Comentário

Além das companhias mencionadas acima, empresas brasileiras e argentinas também realizam voos entre os dois países, porém não possuem cabines premium que ofereçam os níveis de conforto como a Classe Executiva das empresas listadas acima oferecem. Portanto, esta pode ser uma ótima oportunidade para experimentar o serviço das companhias pagando preços inferiores aos de voos de longa distância.

Você já voou para a Argentina em algumas dessas cabines premium?

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 330.000 milhas em 12 meses + benefícios exclusivos para viajar!
Grupos de Alerta do PP
Grupos de Alerta do PPReceba alertas de passagens aéreas no seu WhatsApp!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.