fbpx

Guia para sua primeira transferência Itaucard e TAP Miles&Go

Tutoriais

Por Fábio Vilela

Esta semana começou mais uma daquelas super promoções de transferência para o programa de fidelidade da TAP, inclusive com uma oferta exclusiva para os leitores do Passageiro de Primeira!

E é aproveitando esse tipo de oportunidade que conseguimos viajar de executiva pagando valores muito abaixo do mercado!

Muitos leitores já estão acostumados com a mecânica envolvida neste tipo de promoção, mas para outros ainda é algo complicado de se entender. Pensando nessas pessoas, resolvi escrever essa postagem: um pequeno “guia” para sua primeira transferência do Itaucard para o programa TAP Miles&GO! O meu objetivo é mostrar para os novatos as vantagens, os benefícios e os riscos envolvidos neste tipo de promoção. Mas antes de ir para o passo a passo, explicarei alguns conceitos básicos essenciais para sua compreensão. Vamos lá!


A TAP 

A TAP Air Portugal foi criada em 14 de março de 1945 com o nome Transportes Aéreos Portugueses e é a maior companhia aérea de Portugal. A sede da empresa fica em Lisboa e seu hub é no Aeroporto desta cidade (Humberto Delgado). A rede da TAP cobre 93 destinos em 36 países a nível mundial. Operando cerca de 2.770 voos por semana, a TAP dispõe de uma frota de mais de 100 aeronaves entre Airbus, Embraer e ATR’s.

Vale ressaltar que só para o Brasil a TAP opera voos para 10 cidades: Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belém, Natal e logo mais Maceió.

Recentemente, a cia inciou o processo de modernização da frota e inclusive foi a primeira cia aéra a operar o moderníssimo A330-Neo, um avião mais silencioso, econômico e com mais conforto na cabine executiva se comparado aos demais que a empresa utilizava. Você pode conhecer mais lendo meu relato aqui.


O programa Miles&GO

Desde o ano passado, o programa de fidelidade da TAP, antes chamado de Victoria, mudou e deu lugar ao TAP Miles&Go. O programa adota “milhas” como moeda e permite o acúmulo de diversas formas, sendo as principais:

  • Voos;
  • Clube de Milhas – Club TAP Miles&Go (explicaremos mais detalhes abaixo);
  • Transferências de cartão de crédito e programas parceiros

TAP, Miles&Go e Star Alliance

A TAP é membro integrante da Star Alliance. A Star Alliance é uma aliança de companhias aéreas que atualmente possui 27 membros:

Em termos práticos e simplificados, destaco que com milhas do programa Miles&GO é possível resgatar passagem em qualquer uma das cias aéreas acima e, dependendo da sua categoria no programa Miles&GO, você ainda contará com benefícios adicionais, tais como: despacho de bagagem gratuita, acesso a lounges, check-in e embarque exclusivo, entre outras vantagens.


Emirates, Gol, Azul, Azores Airlines, Capital Airlines e TAP + Miles&Go 

Além das cias da Star Alliance, a TAP e o Miles&Go têm acordos bilaterais com a Emirates, GOL, Azul, SATA[Azores Airlines] e Capital Airlines. Com isso, é possível tanto acumular milhas voando nessas cias quanto usar suas milhas do programa TAP Miles&Go para voar nos voos operados por elas (com exceção da Ukraine), inclusive em classe executiva, que certamente é um dos melhores benefícios do programa e que abordaremos mais adiante.

OBS: As emissões com milhas TAP para voar com a Azul estão instáveis.


Cartões de crédito e bancos parceiros

Quando você usa seu cartão Itaucard, você acumula pontos e dependendo do cartão pode transferi-los gratuitamente para o Programa Miles&GO.

Cartões emitidos pela Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil, CAIXA, Porto Seguro Cartões e Banco Pan também acumulam pontos que podem ser transferidos gratuitamente para o Programa TAP Miles&GO.


Transferência Bonificada

Em geral, 1 ponto no programa do cartão de crédito equivale a 1 milha no programa TAP Miles&Go, mas de tempos em tempos, os programas oferecem bônus nas transferências de um para outro. Essas ofertas são chamadas de transferências bonificadas, que permitem em alguns casos mais do que dobrar sua quantidade de pontos.

As transferências são sempre dos pontos do cartão de crédito ou banco para o programa da TAP e nunca no sentido inverso. Uma vez transferidas, não há mais volta.

Os pontos transferidos são debitados de imediato de seu programa de origem mas demoram cerca de 3 dias para serem creditados no programa da TAP. Após o crédito, os mesmos tem validade de 3 anos. Note que no caso do bônus é diferente, pois além de demorar um pouco mais para serem creditados, a validade é menor, e neste caso, 1 ano.

Em alguns casos, as condições de transferências bonificadas requerem que o participante seja assinante de um ou mais Clube de Milhas para poder receber o bônus máximo, produto que explico no tópico abaixo.


Clube de Milhas ou Clube de Pontos

Para quem não conhece, o “Clube de Milhas” (ou Clube de Pontos) é uma maneira de se acumular pontos/milhas extras nos programas de fidelidade. O funcionamento de todos eles é muito parecido: o cliente paga uma mensalidade e recebe mensalmente uma quantidade de pontos, além de ter acesso a benefícios exclusivos, que variam de acordo com o nível do clube e a empresa envolvida.

Clube ITAÚ

O Banco Itaú ainda não oferece nenhuma modalidade de Clube de Milhas ou Pontos.

Club Miles&Go

A TAP tem o Club Miles&GO, que dependendo da modalidade, permite acumular até 108.000 milhas por ano – para conhecer os planos clique aqui. Além disto, há benefícios como status Silver na Star Alliance.

A decisão de assinar um clube deve ser feita com calma. Cada Clube é melhor para um determinado perfil de usuário.  O Club Miles&GO oferece benefícios na própria TAP que o tornam atrativos para quem viaja com a empresa.

E vale lembrar que a TAP tem priorizado bonificação maiores dos bancos para o Club Platinum – que é o mais alto.


Compra de Pontos 

No momento o ITAÚ não oferece a possibilidade de compra de pontos.


Usando as milhas Miles&Go para emissão de Passagens

A melhor coisa a se fazer com as milhas da TAP é usá-las em sua próxima viagem. Você pode aproveitá-las para voar na TAP ou em qualquer um dos parceiros da Star Alliance, e também na Emirates, Gol, Azul , SATA[Azores Airlines], Capital Airlines.

Usando as milhas Miles&Go para voar na TAP

A quantidade de milhas necessárias para emissão em voos operados pela própria TAP varia de acordo com a data pesquisada e segue o modelo de precificação flexível. Um resgate entre o Brasil e Europa na econômica pode custar menos de 40 mil milhas ou até 115  mil na alta temporada. Quem define a quantidade é a própria TAP.  Não é possível saber quando estará barato, apesar de que, pela minha experiência, o programa tende a cobrar mais caro em alta temporada/feriados e diminui os valores em datas de baixa demanda.

Este modelo de precificação permite que a cia ajuste o valor cobrado livremente para mais ou para menos, sem comunicar o cliente a cada mudança.

A vantagem é que quase sempre você poderá usar suas milhas: boa parte dos voos tem assentos disponíveis para esse tipo de emissão.  Ela é feita de forma 100% online e as taxas (aeroportuárias e de combustível [se houver]) costumam ser razoáveis.

Usando as milhas do Miles&GO em voos de cias aéreas da Star Alliance e Parceiras

Como já explicado, além de voos da própria TAP, é possível usar as milhas do Miles&GO para viajar em cias aéreas parceiras. Diferente de resgates em voos da TAP, que possuem preço flutuante, nas empresas parceiras existe uma tabela de valores FIXOS, baseados na origem e no destino do voo.

A vantagem é que você sabe exatamente quanto vai gastar e a desvantagem é que a disponibilidade é binária: existe ou não existe. Não há um meio termo e com isso, as chances de você não conseguir usar suas milhas na data desejada é maior.

A emissão deste tipo de bilhete é feita via central telefônica (sendo algumas possíveis online) e as taxas (aeroportuárias e de combustível [se houver]) variam de acordo com a cia aérea e destino, podendo ser bastante elevadas ou não.

Para saber todas as regras de emissão acesse nosso Guia Completo de como emitir passagens com milhas Miles&Go.

OBS: As emissões com milhas TAP para voar com a Azul estão instáveis.


Pronto!

Com estes conceitos minimamente esclarecidos, me sinto mais confortável para explicar a mecânica desse tipo de promoção.

Com uma combinação de ofertas é possível viajar barato, MUITO mais barato que uma passagem pagante normal, inclusive em Executiva e Primeira Classe! Veja como no passo a passo abaixo:

  1. Se cadastre no programa TAP Miles&Go – Clique Aqui;
  2. Assine o Club Miles&Go (aqui) – em algumas promoções, quanto mais alto o Clube, maior seu bônus na transferência;
  3. Se quiser receber mais bônus nesta promoção vigente, compre pelo menos 4.000 milhas na loja online do programa.
  4. Transfira os pontos do Itaú para o programa TAP Miles&Go durante a promoção de Transferência Bonificada – Veja como aqui;
  5. Preencha o cadastro para receber gratuitamente até 5 % de bônus extras – oferta exclusiva para leitores do Passageiro de Primeira – Clique Aqui;
  6. Aguarde o crédito das milhas no Programa da TAP e faça a emissão de sua passagem desejada!

Opcional: Quem transferir mais de 50 mil pontos Itaú será elegível a um Miles Back (devolução de 20% das milhas utilizadas para a emissão de bilhetes prêmio de voos operados pela TAP saindo do Brasil) – a emissão do bilhete deverá ser feita até o dia 10 de fevereiro. Confira as regras na página da promoção e neste post.


Riscos envolvidos

O Alê escreveu duas ótimas postagens de leitura “obrigatória” antes de você embarcar numa promoção como esta. A primeira delas aborda 7 perguntas que você deve fazer antes comprar ou transferir pontos (clique aqui para ler). A segunda é uma sugestão de estratégia para uso das milhas após a transferência (clique aqui para ler).

Os principais pontos de atenção são:

Disponibilidade: A emissão de uma passagem usando milhas depende da disponibilidade de assentos que a TAP e suas parceiras liberam. Ela é diferente da disponibilidade em uma compra normal. Hoje, dependendo da cia desejada (United por exemplo) está mais baixa que o habitual mas isto muda constantemente, portanto um assento que não “existe” hoje pode simplesmente aparecer amanha. Então para evitar futuras frustrações use os nossos guias para buscar disponibilidade antes de fazer sua transferência.

Alteração na tabela sem aviso: A emissão de uma passagem usando milhas em uma parceira da TAP segue uma tabela com quantidade fixa, mas que o programa pode alterar em algum momento no futuro.

Milhas são uma moeda – Portanto, não faça nada por impulso!


É simples, mas não é!

Eu tentei simplificar ao máximo os conceitos e o passo a passo afim de ensinar um iniciante a participar desta tipo de promoção. Eu acredito que com esta explicação seja mais fácil compreender a matemática das postagens que costumamos postar aqui no PP.

Com tudo dando certo, na promoção vigente, é possível emitir:

Outros leitores já dividiram como conseguiram aproveitar e como foi o processo de emissão. Foram mais de 10 relatos, que compilamos nesta matéria – Não deixe de ler os depoimentos de quem deu uma “Volta do Mundo”.

Por fim, mas não menos importante, recomendo que acessem nosso GUIA de como emitir passagens no Programa Miles & GO. Lá simplificamos todas as regras envolvidas e ensinamos como pesquisar a disponibilidade em parceiros como a United, Emirates, Azul e todas as outras da Star Alliance.


Considerações finais

A oferta atual do TAP Miles&GO é boa! Com as recomendações, cuidados e dicas das postagens acima, você pode se dar bem! 😉

A primeira vez é um pouco mais difícil, já a segunda e a terceira você vai pegando o jeito e o processo fica mais fácil.

Lembre-se, a recompensa vai ser sempre proporcional ao tamanho do trabalho!

E não se esqueça, a promoção termina hoje – portanto ainda dá tempo de aproveitar!

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.