fbpx

Por que enviei TODOS meus pontos Esfera para o Iberia Plus

Notícias Programas de fidelidade

Por Alexandre Zylberstajn

Em poucos dias, o programa Santander vai alterar a proporção de transferência entre o seu programa de fidelidade Esfera e o Iberia Plus, programa da Ibéria. O novo ratio será de 2:1 – o que representa um aumento de 100% em relação à proporção atual. O fim da paridade 1:1 acontecerá no dia 30/abril e eu aproveitei esse mês para transferir absolutamente TODO meu saldo. Neste post, eu quero explicar o embasamento da minha decisão.


Introdução

O Iberia Plus é o programa de fidelidade da companhia espanhola Iberia. Assim como em outros programas aéreos, nele é possível acumular milhas, que neste programa são chamadas de “Avios”. No fim, pontos, milhas ou avios são a mesma coisa, é apenas uma questão de nomenclatura.

A Iberia faz parte da aliança oneworld, e tem como parceiros cias aéreas como British Airways, American Airlines, Qatar Airways, além de várias outras empresas. Mas para mim, o foco principal do uso dos avios sempre foi na própria Iberia. Nos últimos anos tenho constantemente emitido passagens para Europa em EXECUTIVA por cerca de 42.500 avios (pontos) o trecho. Esse é um dos melhores resgates disponíveis no mundo das milhas.  Quando eu digo MUNDO das milhas, eu me refiro no mundo mesmo! É uma quantidade baixa de pontos mesmo se considerarmos outros programas: é um verdadeiro SWEET SPOT!

Iberia Plus

Considerando isso, poder acumular pontos Esfera usando meus cartões do Santander e depois transferi-los para o programa Iberia Plus na proporção 1:1 sempre foi um baita diferencial.  Na Livelo, por exemplo, a paridade é de 2:1, o que torna o programa menos atrativo para quem transfere para o Iberia Plus.


Meus pontos Iberia Plus 

Aqui em casa trabalhamos como um time e na nossa estratégia de acúmulo de pontos, minha esposa sempre foi a responsável por gerar nossos pontos Esfera. Por meio dos gastos com seus Cartões Santander, promoções “Bateu, Ganhou”, parceiros de shopping e com a compras de pontos diretamente no Esfera, nós juntávamos muitos pontos e posteriormente transferíamos para a Iberia Plus.

Nunca tivemos pressa e nem pressão para fazer as transferências, mesmo porque praticamente não existem promoções de transferência bonificada entre os programas.  Eu também considerava essa paridade de 1:1 como estável e segura. Na prática funcionava assim: logo que vislumbrava uma viagem para a Europa, procurava a disponibilidade no Iberia Plus e, quando achava, transferia os pontos. Em alguns casos, até cheguei a manter um saldo de avios parado em conta, contrariando a estratégia Earn and Burn… Isso porque considero o programa da Ibéria estável.

Iberia Plus


A validade dos avios é ótima!

A validade dos Avios no programa da Iberia é bem generosa, expirando apenas após 36 meses. Ainda assim, caso você tenha qualquer movimentação em sua conta nesse período, seja um novo acúmulo ou resgate, todos os seus Avios ganham mais 36 meses de validade.

Dessa forma, mesmo numa situação atípica para o meu perfil, eu sempre tive alternativas para manter meus avios válidos… UMA MARAVILHA! 🙂


Previsibilidade no uso dos Avios

Uma coisa que eu gosto bastante e levo em consideração é a previsibilidade no uso dos avios. Em geral o programa disponibiliza 2 assentos em executiva e 4 em econômica. Recentemente achamos muito mais que isso, o que é ótimo!


Outros usos dos pontos no Programa Esfera – Não é fim do programa

Apesar de majoritariamente eu usar o programa nas transferências para o Iberia Plus, o Esfera oferece outros parceiros aéreos, como Smiles, TudoAzul e Latam Pass. Não é que eu não transfira pontos para esses programas, apenas não uso meus pontos Esfera como base para isso. Talvez isso mude, mas é assunto para outra postagem.

O programa Esfera não vai acabar com essa mudança… Inclusive, é algo a ser mostrado.


A minha decisão

Sendo bem claro: nos próximos dias, o que vai mudar é a paridade na transferência de pontos entre o Santander Esfera e o programa Iberia Plus.

  • Até dia 29/abril –> 1.000 pontos Esfera = 1.000 Avios no Iberia Plus
  • A partir do dia 30/abril-> 1.000 pontos Esfera = 500 Avios no Iberia Plus

O programa Iberia segue sem nenhuma alteração anunciada e portanto, por hora, nada muda para quem tem avios em conta.

A emissão para Europa por 42.500 de executiva ou 21.250 em econômica (trecho) segue válida. Caso eu opte por viajar com meus filhos (são 2), essa seria uma viagem que custaria 340 mil avios. Caso viaje apenas com minha esposa, 170 mil. Esses valores são para ida e volta em executiva até Madrid.

Considerando que essa pandemia VAI passar e eu voltarei a viajar para a Europa, a minha estratégia de ter pontos no programa da Ibéria segue válida e forte.

Se por ventura acontecer algum problema maior que me impeça de usar esses pontos, a política de validade de 36 meses prorrogáveis com uso me dá uma certa tranquilidade…

O risco fica por alguma alteração na política do programa da Ibéria, algo que não pode ser desconsiderado para o futuro.

Assumindo essas premissas, riscos e estratégias para MEU PERFIL, transferi absolutamente todos meus pontos Esfera para a Iberia Plus.


E você?

Não é porque eu transferi que você deve fazer o mesmo. Analise se o programa Iberia atende seu perfil e planos futuro. Uma boa promoção de transferência bonificada para os programas nacionais podem ser um contraponto a tudo que eu falei!

Por fim, considero imprescindível a leitura dos posts antes da tomada de decisão:

Agora eu pergunto: o que você pretende fazer?

Clique aqui para acessar a página de transferência de pontos Esfera para o Iberia Plus.

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.