Quais bancos acumulam pontos com carteiras digitais?

Notícias

Por Daniel Lopes

Nos últimos anos, alguns bancos anunciaram que os seus cartões de crédito não poderiam mais pontuar em carteiras digitais, um benefício que ajudava a gerar pontos e milhas para os usuários. Nesse post, iremos mostrar quais instituições financeiras ainda te permitem gerar pontos através desse meio de pagamento.

Carteiras digitais

☞ pular para…


O que são carteiras digitais 

Carteiras digitais são serviços onde o usuário pode utilizar diversos cartões – na modalidade crédito ou débito – e realizar pagamentos de boletos, enviar PIX, realizar transferências, receber pagamentos e até mesmo rendimentos.

No Brasil atualmente nós temos as seguintes empresas que atuam na área. São elas:

  • 99Pay;
  • Ame Digital;
  • Mercado Pago;
  • PicPay; e
  • Recarga Pay.

Neles, é possível realizar todos os serviços mencionados. Contudo, é importante destacar que é cobrado uma taxa diferente para cada função realizada, como por exemplo, realizar o pagamento de um boleto com o cartão de crédito.


Bancos que permitem o acúmulo em carteiras digitais 

Atualmente, os bancos que permitem o acúmulo de pontos e/ou milhas através dos pagamentos realizados com as carteiras digitais, são:

  • Banco do Brasil;
  • Banco de Brasília (BRB);
  • BTG;
  • CAIXA; e
  • Porto Bank

Bancos que suspenderam 

Todos os meses efetuamos diversos pagamentos de contas de consumo, como TV, internet e energia elétrica, mensalidades de escolas e cursos, dentre outros. Ocorre que anteriormente, essas despesas poderiam nos gerar muitas milhas e pontos através de pagamentos realizados por meios de aplicativos de pagamento.

No entanto, em novembro de 2023, o Banco Itaú anunciou que não iria mais considerar as carteiras digitais para acúmulo de pontos. Desde então, os Bancos vieram em uma crescente onda de não mais considerar esses meios de pagamento para o acúmulo de pontos.

Após a decisão do Banco Itaú, o Bradesco seguiu o mesmo caminho, de não permitir o acúmulo de pontos originados de transações nos aplicativos de pagamento. E em setembro de 2023, o C6 Bank, sem aviso prévio, alterou o seu regulamento, e passou a não permitir o acúmulo de pontos no programa Átomos, em compras com cartão de crédito feitas via aplicativos de pagamento.

Por último o Santander, que inicialmente confirmou que não iria deixar de pontuar através das carteiras digitais, reconsiderou sua decisão e decretou que não iria mais computar pontos através desse meio de pagamento.

Alguns bancos já suspenderem esse serviço, confira abaixo a lista de cada:


Comentário

Nos últimos tempos, observamos muitas mudanças acontecerem envolvendo os cartões de crédito e pagamento em carteiras digitais. Na prática, essas mudanças impactaram diretamente os usuários que costumavam utilizar as carteiras digitais como estratégia de acúmulo em potencial de milhas.

O primeiro banco a tomar tal decisão foi o Itaú, que, em novembro de 2022, anunciou que seus cartões deixariam de acumular pontos em transações que não representem compras de bens e/ou serviços. Já em fevereiro de 2023, foi a vez do Bradesco de tomar a mesma medida e, abril do mesmo ano, o banco digital C6 Bank. Encerrando o ano de 2023, o banco Santander reconsiderou seu primeiro posicionamento e por fim, também informou que não permitiria mais o acúmulo de pontos através de carteiras digitais.

Vale lembrar que pagamentos feitos via carteiras digitais não englobam as compras pagas via Apple Pay, Google Pay ou Samsung Pay. São apenas os pagamentos via aplicativos citados anteriormente.

Diante dessas mudanças, recomendamos que você reavalie a sua estratégia de acúmulo para sempre buscar as melhores alternativas dentro da sua realidade! Conte para gente, você está sendo afetado por tais mudanças?


Para saber mais sobre as carteiras digitais e meios de pagamento através de aplicativos, leia o manual:

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 330.000 milhas em 12 meses + benefícios exclusivos para viajar!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 500 pontos extras na hora!
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Hotéis
Hotéis5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2025!
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.