fbpx

Status Run na LATAM: Fazer ou não fazer? Eis a questão!

Notícias

Por Alexandre Zylberstajn

Em março do ano passado a LATAM anunciou novas regras que facilitam a qualificação de status para as categorias Elite do seu programa, o LATAM Pass. Além da redução na quantidade de Pontos Qualificáveis necessários, o programa também trouxe de volta a qualificação pela quantidade de trechos realizados. A última dessas mudanças permitiu fazer um status run, algo que já fiz no passado e que estou bastante indeciso se devo fazer agora, dado o cenário da COVID-19, a crise no setor aéreo e meu atual perfil de usuário.

status run latam

Recapitulando alguns conceitos…


O que é o Status Run?

Para quem não está familiarizado com o termo, Status Run nada mais é do que realizar uma “corrida” ou uma “maratona” de voos visando atingir um categoria Elite nos programas de fidelidade. A ideia é analisar tarifas e rotas de forma a otimizar as emissões e alcançar as metas estabelecidas mais rapidamente.


Como se tornar um Cliente Elite no LATAM Pass?

Com a introdução dessas novas regras em março do ano passado, passou a ser possível atingir status no programa por meio de uma das duas formas abaixo:

  • Com Pontos Qualificáveis
  • Com Trechos Qualificáveis (voos realizados)

Como a obtenção de Pontos Qualificáveis se baseia no valor gasto em passagens comercializadas pela LATAM, essa forma de status run não é tão atrativa, já que é necessário gastar um bom valor para atingir as metas.

Porém, a qualificação por trechos não é influenciada diretamente pelo valor pago da passagem, abrindo possibilidades de se realizar vários voos, com custos mais atrativos (baixos), em busca do seu status, ou seja, realizar o status run!


Quantos voos preciso realizar no LATAM Pass?

Bom, primeiro vamos analisar quantos voos precisamos realizar em 2021 para atingir cada categoria. Em função dos impactos do coronavírus, o programa manteve a redução nas metas para atingir o status.

fazer Status Run LATAM

Importante:

  • Voos com 1 conexão são contabilizados como 2 voos; diferentemente dos voos com 1 escala (em que o passageiro não muda de avião), que são contabilizados como 1 voo.
  • Voos resgatados com pontos não entram na conta de voos realizados.
  • Voos com tarifas PROMO e BASIC não somam voos.

Quais os perfis de tarifas da LATAM?

Como você pode observar, nem todas as tarifas são contabilizadas como voos. Se você emitir uma passagem na tarifa PROMO ou BASIC ela não contará para a obtenção do seu status. Veja abaixo todas os perfis de tarifas da LATAM em voos nacionais.

Promo

  • Bagagem de mão: 1 peça de 10kg
  • Bagagem despachada: Não disponível
  • Elegível para contabilizar voos: Não

Basic

  • Bagagem de mão: apenas artigo pessoal
  • Bagagem despachada: Não disponível
  • Elegível para contabilizar voos: Não

Obs: disponível apenas para para voos dentro do Chile, Peru, Colômbia, Equador e Argentina.

Light

  • Bagagem de mão: 1 peça de 10kg
  • Bagagem despachada: Não disponível
  • Elegível para contabilizar voos: Sim

Plus

  • Bagagem de mão: 1 peça de 10kg
  • Bagagem despachada: 1 peça de 23kg
  • Elegível para contabilizar voos: Sim

Top 

  • Bagagem de mão: 1 peça de 10kg
  • Bagagem despachada: 2 peças de 23kg
  • Elegível para contabilizar voos: Sim

Premium Economy Plus

  • Bagagem de mão: A quantidade de bagagem permitida depende da rota da sua viagem.
  • Bagagem despachada:A quantidade de bagagem permitida depende da rota da sua viagem.
  • Elegível para contabilizar voos: Sim

Premium Economy Top

  • Bagagem de mão: A quantidade de bagagem permitida depende da rota da sua viagem.
  • Bagagem despachada:A quantidade de bagagem permitida depende da rota da sua viagem.
  • Elegível para contabilizar voos: Sim

Saiba mais sobre os perfis de tarifas da LATAM em voos nacionais clicando aqui.


Acumule o dobro voando na Premium Economy ou Premium Business

Uma forma de otimizar e conseguir atingir as metas realizando uma quantidade menor de voos é optando por fazê-los na Premium Economy ou Premium Business, já que os mesmos contam pelo dobro, ou seja, 2 voos ao invés de apenas 1.


Como conseguir o status no LATAM Pass de forma barata

Seu status no LATAM Pass será disponibilizado de imediato, assim que você você atingir as metas, ficando válido até março de 2023.

Se você não deseja obter o status de imediato, em um cenário normal, o ideal é se planejar, analisar suas viagens programadas durante o ano e, se necessário, realizar sua maratona de voos no final do ano para atingir o que falta. Porém, atualmente as viagens estão restritas e devemos considerar isso ao planejar nossa busca pelo status.

O Dymitri fez um post incrível em que explicou como montar um status run na LATAM com a ajuda do ITA Matrix. Se eu decidir por fazer, definitivamente usarei as técnicas que ele abordou… Mas o fato é que eu não tenho ainda certeza se devo fazer o run neste momento e explico meus motivos.


Status Run na LATAM: Fazer ou não fazer, eis a questão!

Agora que todos estes conceitos foram explicados e estamos na mesma página, sinto-me mais à vontade para debater sobre meu possível status run na LATAM…

Em 2017, pouco antes de entrar no PP, eu fiz um status run para Black com a LATAM. Fiz um bate e volta para Tijuana e Bogotá. Lembrando que as regras vigentes eram outras! Foi muito mais fácil e barato obter o status pela distância do que por quantidade de voos.

Aproveitei MUITO os benefícios. Foram 3 anos de muitos upgrades bem sucedidos, atendimento na central elite, cancelamentos de passagens sem custo, bagagens, acesso a lounges, etc!

Agora, a situação é diferente. Estou em outro momento de vida (2 filhos) e o mundo também mudou! Vejam o meu balanço para fazer ou não fazer o Run!

  • Motivos para não fazer

Com toda a crise do Corona, eu adiei e cancelei varias viagens. A parte doméstica, eu vou recomeçar a fazer no próximo mês… Fernando de Noronha, Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro. Para a parte internacional, eu não pedi o reembolso, mas tenho uma viagem para Miami e outra para NYC, podendo remarcar para qualquer data.

Além de estar garantido para viagens em 2021 dentro do Brasil, me atrevo a dizer que 2022 está coberto com pelo menos 2 viagens internacionais.

Em paralelo, poucas vezes eu estive com tantos pontos e milhas em contas. Não tenho feito o Earn and Burn, pelo contrário! Só tenho acumulado pontos nos últimos meses. Tenho muitos pontos em conta e que poderei usar em outras viagens para até no mínimo 2024, estimo eu (talvez mais).

Nos próximos anos, a LATAM pode alterar os benefícios de cada categoria e deixar de permitir upgrades em passagens emitidas com pontos, ou pior, limitar os upgrades. Infelizmente, não podemos considerar o que temos hoje como fixo para os próximos 3 anos…

Fazer um status run com as regras atuais da LATAM significa que terei de passar alguns dias enfurnado em aviões. Algo que, apesar de sentir saudades, não é exatamente o que eu gostaria de fazer com meu tempo!

Por fim, convenhamos que apesar de seguro, não é o momento mais adequado para se fazer tantos voos para qualificação. Preferia fazer isso já vacinado! E falando nisso, será que conseguirei aproveitar todos os benefícios de cada categoria ou seguiremos com fronteiras fechadas?

  • Motivos para fazer o status run da LATAM

Como já mencionei, já fui cliente Black da LATAM. Os benefícios de ser um Cliente Elite na LATAM são muito bons. A começar pela central de atendimento telefônico que é MUITO melhor para os clientes Elite. Hoje, sou um cliente categoria Gold Plus e a central é diferente da dos “Platinums” e “Blacks”. Parecem duas empresas diferentes… Antes, quando era atendido pela Central Elite, eu saia da ligação feliz: pelo menos conseguiam entender meu problema e na maioria dos casos resolviam… Agora é mais complicado. Tudo demora muito mais…

A partir do Platinum, eu podia cancelar bilhetes sem custo. Isso me dava uma liberdade muito grande para planejar viagens sem me preocupar com taxas de remarcação ou desistência. Eu inclusive cheguei a marcar um voo em que só embarcaria se minhas chances de upgrade fossem altas… No final, conheci a nova classe executiva da LATAM assim! 🙂

Falando em upgrades, talvez eu seja um visionário, rs…Desde que entendi que os upgrades da LATAM eram ilimitados para Black, resolvi que este seria meu programa escolhido. Isso é o melhor beneficio. Poucos no mundo são assim. E a cereja do bolo é ter a mesma generosidade em emissões por pontos – SURREAL. Um beneficio da LATAM para nós e que deve ser valorizado.

Especificamente agora, eu  encerrei o ciclo na minha empresa depois de quase 13 anos como sócio! Estou num “hiato” da minha vida profissional que justamente me permitiria fazer loucuras como essa.

Se eu fosse tentar, iria para o status Black Signature. Isso porque o soft-landig da LATAM me deixaria como Black e Platinum por mais 4 anos no mínimo (até 2025).

O custo para se fazer um Status Run para Black Signature agora é de aproximadamente 4 mil reais e tomaria cerca de 7 dias, viajando 6 voos por dia em Premium Economy.


E AI?

No meu lugar, com essas informações, vocês acham que devo ou não fazer meu run? e você, já fez? pensa em fazer?

 

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2022!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.