Como emitir passagens da Virgin Atlantic com pontos LATAM Pass

Programas de fidelidade Tutoriais

Por Ana Zacaron

Conforme divulgamos aqui no PP, o LATAM Pass incluiu a Virgin Atlantic na lista de companhias parceiras para emissão de passagens com pontos. Nesta matéria, vamos te mostrar tudo o que você precisa saber para realizar este processo. Confira!

☞ pular para…


Como funciona o resgate com parceiras no LATAM Pass

Dos programas brasileiros, o LATAM Pass é o único que utiliza uma tabela fixa para voar com as companhias parceiras. Infelizmente, desde a mudança no sistema de emissão do programa, não é mais possível consultar a disponibilidade de voos com parceiras de forma online.

Para quem não está familiarizado com o processo, em voos operados 100% por companhias parceiras, os resgates possuem valores tabelados, variando de acordo com origem e destino. O programa possui uma tabela de regiões, indicando os países que são contemplados em cada região.

Por exemplo, um voo entre Londres e Miami é considerado como um voo entre as regiões Europa e América do Norte. Quando operado por uma companhia parceria, como a Virgin Atlantic, o seu resgate terá, portanto, um valor fixo. Já se for operado pela própria LATAM, ele possui valores flexíveis, podendo estar mais barato ou mais caro em relação ao parceiro, dependendo de fatores como data, disponibilidade e promoções.

Estes voos costumam ter disponibilidade limitada, já que dependem de quantos assentos a companhia parceira disponibiliza. Deste modo, a LATAM não tem controle, por exemplo, de quantos assentos a Delta ou a Virgin vão liberar para os parceiros. Quem faz isso é a própria empresa que opera o voo.

Por se basearem em tabelas fixas, essas emissões dependem somente de disponibilidade e não sofrem flutuações na quantidade de pontos necessária. No entanto, desde a mudança do programa do LATAM Pass, as passagens só são possíveis de serem resgatadas através do call center ou WhatsApp da companhia. Se você procurar pelo site, é provável que encontre os mesmos voos, mas precificados como tarifa comercial, que é bem mais cara que a tarifa award disponibilizada via call center.


As tabelas fixas do LATAM Pass

Conforme falamos no tópico anterior, em voos operados por companhias parceiras da LATAM, como a Virgin Atlantic, os resgates possuem valores tabelados no LATAM PASS, variando de acordo com origem e destino.

Confira abaixo as quatro tabelas de precificação do programa, de acordo com as classes existentes.


Disponibilidade compartilhada

Quando uma companhia aérea disponibiliza um certo número de assentos para emissões com milhas, esta “disponibilidade é compartilhada” com todos os seus programas de fidelidade parceiros. Vamos a um exemplo com uma data aleatória.

A Virgin Atlantic está disponibilizando cinco assentos em Classe Executiva para emissões com milhas, as chamadas tarifas award, no voo VS42 (São Francisco a Londres) do dia 15 de agosto. Estes cinco assentos vão estar disponíveis para emissão no Flying Club, programa de fidelidade da própria Virgin, como também estarão disponíveis no Flying Blue da Air France e da KLM, no LATAM Pass da LATAM, no Club Premier da Aeroméxico, no SkyMiles da Delta e em qualquer outro programa de fidelidade parceiro da Virgin.

Se um membro do Flying Blue emite dois bilhetes, um membro do LATAM Pass emite três, a disponibilidade de assentos do voo em questão acaba. Por essa razão, falamos que a “disponibilidade é compartilhada”.

Tenha em mente que, embora funcione assim em 99% dos casos, isto não uma regra. Determinados programas podem ter acesso a mais assentos ou até mesmo a nenhum.


Como encontrar disponibilidade de voos com a Virgin Atlantic

Para encontrar a disponibilidade de tarifas award da Virgin Atlantic, podemos usar os sites de outras companhias da SkyTeam, aliança aérea da qual a companhia faz parte. Veja abaixo:

Lembre-se de que utilizamos o site destas companhias parceiras apenas para buscar a disponibilidade, não para emitir. Sendo assim, você deve desconsiderar o valor que aparecerá nestes programas, uma vez que não é o valor cobrado pelo LATAM Pass.

De todos os sites, o da Air France é o mais fácil de procurar; no entanto, para pesquisar, é necessário que você já tenha uma conta no programa de fidelidade da companhia, o Flying Blue. Uma vez que você já tenha a conta, o primeiro passo é acessar o site da Air France e selecionar “Reservar com Milhas”;

Na aba “Reservar com Milhas”, o site irá solicitar que você entre em sua conta do Flying Blue. Clique em “Entrar” e preencha seus dados de usuário e senha.

Agora, será possível inserir sua origem e destino. Para o nosso exemplo, selecionamos o trecho de São Francisco (SFO) para Londres (LHR), no dia 15/08/2023, na Classe Executiva. Após selecionar o trecho e data pretendida, basta selecionar “Buscar voos”;

Feito isso, o site irá te mostrar os voos disponíveis na data escolhida. Veja que o site encontrou um voo de São Francisco (SFO) para Londres (LHR) operado pela Virgin.


Como ter uma visão completa de todas as datas disponíveis

Infelizmente, o site da Air France, diferente de outros sites que utilizamos para procurar disponibilidades com companhias parceiras, como o site da United, não possui a função do calendário, que consegue nos mostrar de forma consolidada todas as datas disponíveis dentro de um período. Por isso, ao buscar sua disponibilidade por ele, é necessário procurar dia a dia até encontrar a data pretendida.

No entanto, existe uma maneira de visualizar todas as datas completas de forma rápida: utilizando o próprio site da Virgin. Veja abaixo o passo a passo:

1. Acesse o site da Virgin Atlantic e insira o trecho pretendido, além da data encontrada em sua busca realizada na Air France. Logo após, selecione “Advantage search“:

2. Em “Show Price In“, escolha a opção “Points” e, em “Show Fares For“, selecione a classe pretendida: Econony para Classe Econômica, Premium para a classe Econômica Premium e Upper Class para Classe Executiva.

3. Na próxima página, aparecerão os resultados. Perceba que o sistema encontrou a disponibilidade em Classe Executiva que apareceu na Air France, neste caso, na tarifa Upper Class (G). Ou seja, em executiva, na tarifa award, essa rota terá sempre o valor de 77.500 ponto no programa da Virgin (guarde essa informação para usarmos no calendário).

4. Sabendo então o preço da tarifa award na Virgin para o voo pretendido, agora vamos forçar a pesquisa no calendário. Para isso, é necessário editar a nossa busca em “Edit Search“, localizado na parte superior do site. Ao abrir as opções, selecione “Show flexible dates“, a classe pretendida – no nosso caso, Upper Class – e avance.

5. Tenha muita atenção nesta próxima página, pois será necessário fazer uma modificação no link do navegador. Perceba que, ao abrir os resultados da nossa pesquisa, agora num modo de visualização de datas flexíveis, no link está escrito https://www.virginatlantic.com/flight-search/flexible-dates. 

6. Onde está escrito dates, vamos alterar manualmente, escrevendo calendar e assim carregar novamente a página. Veja abaixo:

7. Feito isso, o sistema irá carregar a visão do calendário. Confira:

Ou seja, conforme constatamos, todos os voos que aparecerem como o preço de 77.500 pontos serão voos na tarifa (G), que pode ser emitida no LATAM Pass. Sempre que você quiser tirar a prova, basta comparar com o site da Air France e verá que a disponibilidade será a mesma.

8. Com a data em mãos, agora é só entrar em contato com o LATAM Pass para solicitar a emissão do seu voo!

Porque não realizar a busca por disponibilidade direto no site da Virgin Atlantic?

Por um motivo simples! O site da Virgin Atlantic não permite que você navegue data a data, como o site da Air France. Assim, se você estiver procurando um voo e na data pesquisa não houver disponibilidade, o site apresentará erro e você terá que iniciar a busca novamente. Eu, Ana, prefiro buscar data a data na Air France e depois jogar na Virgin para descobrir o calendário. Mas lembre-se: é uma opinião pessoal!


Como realizar a emissão no LATAM Pass

Conforme falamos no início do texto, o contato com o LATAM Pass pode ser feito via call center ou pelo WhatsApp. Veja abaixo como prosseguir para entrar em contato por ambos os canais.

Emissões via Call Center 

Pelo call center, você deve ligar para o telefone 4002-5700, digitar o seu CPF ou número LATAM Pass e prosseguir nas opções 2 > 3 > 1. Quando for atendido, peça a atendente para te transferir para a central de emissões com a tabela fixa.

Mas atenção! Uma dica é importante durante o seu telefonema com o agente do call center: não diga que encontrou a disponibilidade em sites de outras companhias. Muitas vezes, os atendentes podem falar que os sistemas e as disponibilidades são diferentes ou o próprio sistema não consegue tarifar de forma adequada o itinerário desejado. Caso ele não encontre, desligue e ligue novamente (e repita o processo quantas vezes forem necessárias).

Emissões via WhatsApp

Recentemente, a LATAM começou a disponibilizar um atendimento por WhatsApp para emissões com companhias parceiras utilizando a tabela fixa. Basta entrar em contato pelo telefone +56968250850 e enviar a seguinte mensagem padrão:

Quero resgatar passagens com meus Pontos LATAM Pass
Minha viagem seria: (coloque aqui se é Ida ou Ida e Volta)
Origem: (Insira os código dos aeroportos pretendidos)
Data de ida: (insira a data de ida no formato AAAA-MM-DD)
Data de volta: (insira a data de volta no mesmo formato da ida, caso tenha)
Cabine: (digite a cabine pretendida, como por exemplo, econômica ou executiva)
Adultos: (coloque o número de adultos)
Crianças: (coloque o número de crianças)
Bebês: (coloque o número de bebês)

Atenção! Não é necessário inserir nenhuma outra mensagem antes, como cumprimentos de “Bom dia”, “Boa tarde” ou “Boa noite”. Se você fizer isso, o sistema não reconhecerá sua solicitação e não irá te transferir para o atendente. Envie diretamente a mensagem padrão com a sua solicitação.

Com o formulário preenchido, entrei em contato pelo WhatsApp com o atendente, que conseguiu encontrar a disponibilidade do voo pretendido:

Veja que o preço cobrado pelo trecho foi de 108.000 pontos, que é exatamente o valor que a tabela fixa do programa estipula em voos entre a América do Norte e a Europa.


Quais rotas posso voar com a Virgin Atlantic?

Atualmente, a Virgin Atlantic não opera voos para o Brasil ou pra qualquer outro país da América do Sul. Como uma companhia área britânica, o hub da empresa é o Aeroporto de Londres Heathrow (LHR), na capital do Reino Unido. Sendo assim, é justamente deste aeroporto que partem os principais voo da companhia, com destino a vários países da Ásia, África e América do Norte. Utilizando o FlightConnections, ferramenta com a qual é possível pesquisar as rotas de uma determina companhia, podemos visualizar todos os voos da Virgin, utilizando o filtro “Airlines“. Veja abaixo:

Algumas das principais rotas da Virgin Atlantic:

  • Londres (LHR) x São Francisco (SFO)
  • Londres (LHR) x Nova York (JFK)
  • Londres (LHR) x Johanesburgo (JNB)
  • Londres (LHR) x Maldivas (MLE)
  • Londres (LHR) x Shangai (PVG)
  • Manchester (MAN) x Las Vegas (LAX)
  • Manchester (MAN) x Orlando (MCO)

Para saber mais sobre a ferramenta FlightConnections, acesse esta matéria.


Comentário

Pelo fato de cobrar um valor fixo para qualquer emissão, de acordo com uma tabela de regiões, o LATAM Pass oferece ótimos resgates com companhias parceiras.

É verdade, no entanto, que muitas vezes encontrar a disponibilidade e entrar em contato com a central de atendimento pode ser uma tarefa árdua. Pensando nisso, fizemos esse tutorial para conseguir te ajudar nas emissões com a Virgin Atlantic e tornar o processo mais fácil.

Esperamos que assim você não precise perder tempo em ligações somente para pesquisar o trecho pretendido. Procure previamente e ligue com as informações prontas – assim você terá uma boa chance de conseguir emitir o seu voo!

Para fazer sua busca, acesse o site da Air France ou da Virgin Atlantic.


Gostou da dica? Acesse também nossos outros tutoriais do LATAM Pass:

Clube Livelo
Clube Livelo
Assine o Clube Classic e ganhe 500 pontos extras na hora!
Clube Smiles
Clube Smiles
Receba até 330.000 milhas em 12 meses + benefícios exclusivos para viajar!
Clube LATAM Pass
Clube LATAM Pass
Receba 1.000 pontos por mês + 10% de pontos extras!
Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2024!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
Até 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Clube Livelo
Clube Livelo
Assine o Clube Special e ganhe 500 pontos extras na hora!
Clube Livelo
Clube Livelo
Assine o Clube Plus e ganhe 750 pontos extras na hora!
Clube Livelo
Clube Livelo
Assine o Clube Super e ganhe 1.500 pontos extras na hora!
Clube Livelo
Clube Livelo
Assine o Clube Mega e ganhe 2.000 pontos extras na hora!
Clube Livelo
Clube Livelo
Assine o Clube Top e ganhe 3.000 pontos extras na hora!
Supermercado
Supermercado
35% de desconto + Frete Grátis!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.