fbpx

KLM revela casinha Delft Blue número 102: Teatro Tuschinski, em Amsterdã

Notícias

Por Alexandre Zylberstajn

Esse é um momento muito importante para KLM! A companhia holandesa comemora seu aniversário de 102 anos com uma nova casa em miniatura de porcelana Delftware!

revelecao casinha 102 klm


O que são as casas miniaturas Delft Blue da KLM

A KLM oferece essas casas aos passageiros da World Business Class, a classe executiva da companhia em voos intercontinentais.

Eu sempre soube desse mimo, mas não dava o devido valor, até 2019 quando fui convidado para festa de 100 anos da companhia! As casas miniaturas Delft Blue da KLM são verdadeiros itens de colecionador para passageiros há mais de 60 anos! Elas são lindas e decoram muitos parapeitos, mesas de escritório e janelas de cozinha!

Veja como é a casinha edição especial de 100 anos da KLM:

KLM casinha 102


Casinha Delft Blue número 102: Teatro Tuschinski

Em 2021, a casinha Delft Blue é o Teatro Tuschinski, localizado em Amsterdã. Esta nova casa chega apenas três semanas antes do centenário do Teatro Tuschinski.

KLM casinha 102

Este esplêndido cinema abriu as portas em 28 de outubro de 1921, pelas mãos do imigrante polonês Abraham Icek Tuschinski. Com Hermann Ehrlich e Hermann Gerschtanowitz, Tuschinski construiu um império do cinema em Roterdã a partir do momento em que um espaço próximo ao Munt, em Amsterdã, chamou a sua atenção.

Finas linhas e uma linda pedra

O cinema que emergiu trouxe consigo uma variedade de estilos arquitetônicos: Amsterdam School, Jugendstil e art déco. Quando abriu, o jornal Het Vaderlan escreveu: “A monumental fachada do Tuschinski, com suas finas linhas e uma linda pedra, esconde a interação de luzes que triunfa de dentro”. Essa combinação de estilos ecoa pelo prédio em murais coloridos e o brilho de suas lâmpadas ornamentais.

KLM casinha 102

Abraham Tuschinski organizou premieres de gala em Roterdã e Amsterdã, que atraíram celebridades internacionais da época. Ele também introduziu o tapete vermelho na Holanda. O atual propritério do cinema, Pathé, executou uma resturação ampla do prédio, retomando a sua atmosfera única. Anteriormente neste ano, o Tuschinski foi proclamado como o cinema mais belo do mundo pela revista inglesa Time Out .

“Agora que o mundo está gradualmente começando a se reabrir, estamos buscando levar os nossos clientes a lugares especiais da cultura, como o Teatro Tuschinski. Como a KLM, o Tuschinski tem uma longa história. A filosofia de Abraham Tuschinski, que cria um senso de simplicidade e proporciona aos clientes uma experiência memorável, é o que também a KLM apoia. O Teatro Tuschinski é uma bela adição à coleção da KLM de casinhas Delft Blue”, destaca Pieter Elbers, CEO da KLM.


Curiosidades das miniaturas Delft Blue da KLM

  • A primeira casa miniatura Delft Blue foi, muito provavelmente, entregue aos passageiros em 1952.
  • Até 1994, a produção era irregular: em alguns anos uma miniatura era produzida, mas em vários outros não havia nenhuma.
  • Isso acabou em 1994, quando 15 casas miniaturas da KLM foram lançadas em comemoração ao 75º aniversário da KLM. Isso elevou o número total de versões dela para exatamente 75. Desde então, a produção das casinhas tem coincidido com o aniversário da KLM.
  • As casas miniaturas contêm gin Bols desde a década de 1980. Antes disso, as miniaturas continham bebidas das renomadas destilarias holandesas Rynbende e Henkes.
  • As casinhas da KLM são oferecidas aos passageiros que viajam na World Business Class.
  • Por um tempo, a KLM distribuiu as casas miniaturas na forma de cinzeiros, por causa da legislação sobre bebidas alcoólicas em vários destinos no Oriente Médio. Um detalhe interessante é que, ao colocar um cigarro na parte de trás do cinzeiro, saía fumaça da chaminé da casa. Os números a seguir têm uma edição de cinzeiro: 1, 3, 4, 5, 8, 14, 15, 17, 20, 21, 22, 23, 25, 26, 27.
  • Até 1995, as casinhas Delft Blue eram produzidas pela Royal Goedewaagen em Gouda.
  • Quase 75% de todas as Delft Blue são produzidas fora de Delft. É a técnica utilizada em sua fabricação que dá seu nome; não o local onde é produzida.
  • Anualmente, são estocadas a bordo cerca de 725 mil casinhas contendo gin e 79 mil vazias.
  • Além da série regular de casas, também foram lançadas miniaturas sem numeração. O Palácio na Praça Dam, em Amsterdã, por exemplo, assim como o museu do queijo Goudse Waag, em Gouda; o Palácio Het Loo, em Apeldoorn; o Teatro Real Carré, em Amsterdã; e o prédio do parlamento Het Binnenhof, em Haia. Todos estes edifícios têm versões da KLM em edição limitada.
  • Com exceção das casas do período inicial, são sempre réplicas de edifícios dos Países Baixos com valor histórico e/ou arquitetônico especial.
  • A exceção fora do período inicial é a casa número 85, que é baseada em uma casa de um território holandês: o edifício “Penha”, a casa mais famosa de Curaçao.
  • Para poder reproduzir a casa como uma miniatura de porcelana, é importante que as fachadas e os ornamentos não sejam muito sofisticados nem projetados demais.
  • Por algum tempo, o Palácio na Praça Dam e o Goudse Waag foram entregues a recém-casados que viajavam em lua de mel com a KLM.
  • Desde 2004, uma ampliação do Palácio na Praça Dam tem sido produzida a cada ano, que é concedida ao vencedor do KLM Open.

Por todo esse enredo e apreciação pela companhia aérea de seu país, muitos holandeses começaram a colecionar as miniaturas. Mas isso não se limitou ao povo holandês: eu também coleciono!

casinhas klm


A festa dos 100 anos da KLM – Inesquecível 

Como mencionei, tive o privilegio de ir até Amsterdã na festa de 100 anos da companhia holandesa. A experiência me marcou!

Para mim, foi uma honra gigantesca! A festa em si foi especial e convido você a visitar a série de postagens que fizemos na época.

☞ Especial KLM e Passageiro de Primeira

Aniversário de 100 anos:

Operações:

Sustentabilidade:

Futuro e Tecnologia:

Curiosidades:


Parabéns KLM

Em nome da equipe do Passageiro de Primeira, desejo feliz 102 anos para querida KLM!

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 30 de abril de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.