fbpx

Minha experiência na Primeira Classe da Lufthansa sem o First Class Terminal em Frankfurt

Guias Notícias Primeira Classe

Por Dymitri Leão

Olá querido leitor! Neste post, finalizo com bastante satisfação a série de relatos sobre a minha mais recente viagem de férias. Adianto que foi bastante prazeroso escrever para você sobre alguns detalhes das diversas experiências que vivi! Deixei por último o relato do melhor voo da viagem, que fechou com chave de ouro as minhas férias, apesar dos contratempos no aeroporto de Frankfurt. Irei contar para você um pouco sobre os perrengues da viagem de volta ao Brasil, sobre a sala VIP (que de VIP não tinha nada) da Lufthansa no Aeroporto Internacional de Frankfurt e sobre o serviço impecável a bordo da magnífica Primeira Classe da Lufthansa, no Boeing 747, também conhecido como “A Rainha dos Ares”!

lufthansa primeira classe


Emissão das passagens aéreas: Dubai – Frankfurt – São Paulo

A seguir, eu vou contar a minha experiência na emissão das passagens, mas peço que você preste bastante atenção, pois essa emissão foi atípica devido à COVID-19.

Eu estava em Dubai e tinha, desde antes de sair do Brasil, passagens aéreas para retornar ao Brasil por Lisboa. Esse era o plano “A”. Como você pode ver nesse post, as minhas emissões de passagens aéreas foram prioritariamente feitas com milhas, como de costume. Dito isso, caso você não saiba, somente é possível emitir com milhas passagens aéreas para a Primeira Classe da Lufthansa com 14 dias de antecedência do voo. Para maiores detalhes sobre essa restrição, sugerimos que você leia esse post: “Como emitir Primeira Classe da Lufthansa usando pontos e milhas“.

Pois bem, eu nunca havia voado na Primeira Classe da Lufthansa, mas tinha muita vontade de fazê-lo! Como havia disponibilidade suficiente de assentos para eu voar com minha esposa e filho todos juntos entre Frankfurt e São Paulo, realizei a emissão utilizando o programa de fidelidade TAP Miles&Go. Na verdade, foi o Alexandre que emitiu para mim, pois eu estava com muitas dificuldades de ligar para o Call Center do TAP Miles&Go estando em Dubai. Eu utilizo o Skype quando estou no exterior, mas a ligação naquele dia em específico estava caindo muito, não sei o porquê. Tentei bastante mas não estava conseguindo prosseguir nas ligações. Enfim, valeu Alexandre!

Você pode estar se perguntando: “Mas por quê você precisava ligar para o Call Center da TAP para emitir passagens aéreas na Primeira Classe da Lufthansa?”. Pois é, esse é um dos resgates clássicos que só estão disponíveis por telefone, assim como os resgates para voar com a Emirates, por exemplo. Vai dar um trabalhinho para emitir, mas se houver a disponibilidade você irá conseguir e vai valer muito a pena, garanto! 😉 Para saber tudo sobre o programa de fidelidade TAP Miles&Go, leia esse post: “O Guia Completo do TAP Miles&Go“.

Agora vem mais um detalhe importante: eu estava em Dubai, certo? Então eu precisava ir para Frankfurt para pegar o voo, mas não seria assim tão fácil, e por quê? Vejamos… A Lufthansa e a TAP fazem parte da Star Alliance, uma das 3 alianças globais de companhias aéreas. Ao utilizar milhas do programa de fidelidade TAP Miles&Go para emitir passagens aéreas, você somente pode combinar voos da Emirates com a TAP, mas não pode combinar voos da Emirates com as demais companhias aéreas da Star Alliance. Logo, na mesma reserva eu não poderia misturar voos da Emirates e da Lufthansa, e não havia disponibilidade de assentos para voar com a Lufthansa entre Dubai e Frankfurt, mas havia essa disponibilidade de assentos para voar com a Emirates entre Dubai e Frankfurt.

“Oras, então era só separar os voos em mais de uma reserva”, você me diria. Nessa hora entra a questão da COVID-19: eu não poderia ter um voo com destino final em um país pertencente ao Espaço Schengen, no caso a Alemanha. Eu apenas poderia ter voos com conexão nesses países. Logo, na teoria, se eu emitisse um voo da Emirates com destino final em Frankfurt, eu teria que fazer imigração na Alemanha, pegar as malas despachadas e despachá-las novamente no voo seguinte. E agora? Bem, o que eu fiz foi o seguinte:

  1. Antes de prosseguir com a emissão das passagens aéreas na Primeira Classe da Lufthansa, eu perguntei pessoalmente ao atendente do guichê de check-in da Emirates em Dubai se eles conseguiriam etiquetar as bagagens até São Paulo, mesmo se eu comprasse isoladamente um voo com a Emirates de Dubai até Frankfurt, e em seguida um voo da Lufthansa entre Frankfurt e São Paulo;
  2. A Emirates disse que sim, que eu poderia fazer isso pois lá eles puxariam internamente pelo sistema o localizador da passagem da Lufthansa e juntariam as reservas na etiqueta das bagagens!

Ufa! Uma vez superada essa dificuldade, prossegui com as emissões! Veja, abaixo, como ficou o itinerário final da viagem de volta ao Brasil

lufthansa primeira classe

No mapa acima, o trajeto em vermelho foi voado na classe executiva na Emirates, e o trajeto em azul foi voado na Primeira Classe da Lufthansa. De Dubai (código IATA: DXB) até Frankfurt (código IATA: FRA) na classe executiva da Emirates, o custo total de 150.000 milhas do TAP Miles&Go, sendo 50.000 milhas por passageiro.

De Frankfurt até São Paulo (código IATA: GRU) na Primeira Classe da Lufthansa, o custo total foi de 480.000 milhas do TAP Miles&Go, sendo 160.000 milhas por passageiro.

lufthansa primeira classe

É válido ressaltar que essa emissão com origem fora do Brasil possui uma elevada taxa de combustível, que à época (janeiro de 2021) me custou aproximadamente R$2.500 por passageiro. Caso esse resgate seja feito com origem no Brasil, seja em passagens só de ida ou de ida e volta, essa taxa de combustível não será cobrada. Para saber mais detalhes a respeito de taxas de combustível, veja esse post. Se quiser minimizar ou até mesmo zerar as taxas de combustível nas suas viagens, não deixe de ler esse post.

Apesar das taxas de combustível, como o meu custo de geração de milhas no TAP Miles&Go é baixíssimo, o custo total das passagens ainda ficou excelente! Você controla o custo de geração das suas milhas? Veja como eu faço o meu controle ao ler esse post: “Você controla o custo de geração das suas milhas e pontos?“.


Aeroporto Internacional de Frankfurt

Ao chegarmos ao Aeroporto Internacional de Frankfurt, estávamos cientes de que o First Class Terminal (FCT) estaria fechado, o que é uma grande perda na experiência de voar na Primeira Classe da Lufthansa a partir de Frankfurt. Se você não conhece o FCT, sugerimos por exemplo a leitura dos seguintes posts:

Como alternativa, restaria a opção de tentar acessar alguma outra sala VIP da Lufthansa que estivesse aberta no aeroporto, mas havia um grande desafio: para acessar essas salas VIP, seria necessário realizar a imigração na Alemanha, uma vez que não seria possível acessá-las através da área de trânsito internacional.

lufthansa primeira classe

O problema é que eu não podia fazer imigração na Alemanha devido às restrições impostas pelo Governo Alemão acerca da COVID-19. Bem, isso era válido pelo menos em teoria. E por quê digo isso? Eu fui até o agente de imigração, apresentei os nossos passaportes brasileiros e as nossas passagens para o Brasil, e informei-o de que gostaríamos de realizar a imigração para podermos acessar as salas VIP da Lufthansa. O “não” eu já tinha, então eu estava tentando o “sim” e, para a minha grata surpresa, o agente de imigração nos deixou passar pelo controle imigratório sem questionar absolutamente nada!

Incrível, não é verdade?! Ele simplesmente confiou em mim, de que eu apenas iria acessar as salas VIP, mas que iríamos de fato seguir viagem para o Brasil naquele mesmo dia. Achei fantástico isso, mas preciso alertá-lo: não conte com isso! Tenho plena ciência de que eu tive sorte e a regra não era essa, mas acabei entrando no país e a seguir irei relatar a péssima experiência que vivi em seguida, infelizmente.

lufthansa primeira classe

Primeiramente, tentei acessar o First Class Lounge, mas ele estava fechado.

Conforme indicado no aviso afixado na parede do First Class Lounge, eu deveria me dirigir ao Senator Lounge. Pois bem, fiz isso, e que decepção! Logo na entrada do Senator Lounge, os atendentes avisaram que não havia nenhuma comida ou bebida disponível na sala VIP. E foram além: informaram de que seria expressamente proibido consumir qualquer alimento ou bebida que eventualmente eu estivesse portanto na minha mochila. Então estávamos eu, minha esposa e nosso filho de 2 anos e 3 meses proibidos de sequer beber água?! Repito: que decepção! Esse não é o tratamento que se espera receber em uma sala VIP, muito menos voando em Primeira Classe.

Os funcionários do Senator Lounge estavam visivelmente envergonhados. A regra era: você pode ficar aqui, tomar banho, assistir à TV, e quando você sair nós te damos um lanche (banana, um pretzel duro e uma garrafa de água) para que você consuma fora da sala VIP se quiser. Se eu posso comer fora da sala VIP, sentado no chão do aeroporto, por quê eu não posso fazê-lo sentado em uma das cadeiras da sala com a minha família, estando os alimentos dispostos sobre uma mesa? Quanta diferença para a sala VIP da British Airways em Londres, não é mesmo?! Se você não viu o meu relato sobre a sala VIP e voos da British Airways nessas mesmas férias, leia esse post: “Minha experiência na Classe Executiva da British Airways e nas salas VIP rumo às Maldivas“.

Veja abaixo algumas fotos do Senator Lounge.

A seguir, você pode ver alguns dos diversos avisos de que não havia alimentos e bebidas na sala.

Abaixo, você pode conferir o lanche oferecido na saída da sala e que, repito, você poderia consumir sentado no chão em frente à porta da sala se quisesse, mas jamais dentro dela…

Conforme mencionei, havia banana, pretzel duro e água.

Achou que havia acabado o relato de coisas ruins acerca do Aeroporto de Frankfurt? Sinto informar que não!

Quando finalmente se passaram as longas horas de conexão, era chegada a hora de irmos para a área de embarque. Eis que ao chegarmos lá me deparo com filas enormes.

lufthansa primeira classe

Perceba que apenas havia a placa de Economy Class (Classe Econômica). Dirigi-me a um dos atendentes e o questionei se não haveria qualquer fila prioritária para a Primeira Classe e classe executiva. Ele foi extremamente grosseiro e gritou comigo dizendo que não! Foi frustrante! Eu só queria ir embora logo a qualquer custo, pois a experiência estava mais do que péssima! Eu sabia que o voo iria compensar, mas essas horas que antecederam o voo, com todo esse tratamento que recebemos, estava absurdo.

Sem ter acesso prioritário, acabamos tendo que esperar em pé em frente ao portão, pois não havia mais assentos disponíveis.

Nesse momento, eu via o magnífico 747 pela janela e tentava mentalizar como seria bom o voo para compensar todo esse perrengue no aeroporto!


De Frankfurt para São Paulo na Primeira Classe da Lufthansa

Finalmente estávamos a bordo da Primeira Classe da Lufthansa! E que Primeira Classe maravilhosa! Ela é composta por apenas 8 assentos e só havia 5 passageiros: nós 3 e mais 2 senhores.

Nas fotos abaixo, mostro o bar e 6 dos 8 assentos. Os 2 assentos em frente ao bar eram os que estavam ocupados pelos outros 2 passageiros, então não os fotografei. Perceba também que os únicos assentos juntos são os que se localizam atrás do bar, então minha esposa e meu filho ficaram neles e eu fiquei em um dos assentos laterais ao lado deles.

O assento é simplesmente maravilhoso! Muito confortável e espaçoso! Para mim, que tenho 1,83m de altura, apenas nesses assentos de Primeira Classe eu consigo realmente deixar o assento totalmente deitado e ainda sobra espaço. 😀 Note que abaixo da tela do sistema de entretenimento, que por sinal é bem grande, há um baú bem generoso para guardar os sapatos e muitas outras coisas que você queira. Eu sempre viajo com muito eletrônicos, cabos, etc., então adoro quando tenho espaço de sobra para guardar tudo de forma organizada.

lufthansa primeira classe

A cama é perfeita para algumas horas de sono, não é mesmo? 😉

lufthansa primeira classe

Nas foto abaixo, mostro o assento a partir de um outro ângulo. Perceba que há uma luminária no lado esquerdo do encosto para a cabeça, e que os controles para o ajuste de inclinação do assento se encontram no braço direito.

Ainda em solo, foram oferecidos champagne de boas vindas e snacks. Conforme você vai perceber ao longo deste relato, a sutileza nos detalhes da Primeira Classe da Lufthansa impressiona, por exemplo o nome “Lufthansa First Class” até mesmo nos guardanapos.

Estava cansado, mas feliz por estar vivenciado o que acabou sendo o 2º melhor voo da minha vida!

lufthansa primeira classe

O amenity kit oferecido veio em uma bolsa de couro muito bem acabada, da marca Sinn.

Abaixo, mostro em mais detalhes o amenity kit e também mostro as confortáveis pantufas oferecidas.

Também foi oferecido um pijama da marca van Laack, na cor marrom.

lufthansa primeira classe

Eu sou extremamente calorento e sempre fico o voo todo de short, mas para poder enriquecer este relato, vesti o pijama para vocês verem como ele é. 🙂

lufthansa primeira classe

Vamos para a melhor parte de todo e qualquer voo: o serviço de bordo! Afinal de contas, comer e beber bem são algumas das melhores coisas da vida. 😉

Para começar, trouxeram algumas entradas, com destaque para ele, é claro: o caviar!

lufthansa primeira classe

Aliás, você sabia que a Lufthansa é responsável por servir aproximadamente 5% de todo o caviar produzido? Isso é uma marca incrível, que faz com que a Lufthansa seja a maior compradora de caviar do mundo! Veja a seguir que de fato a porção servida é bem generosa e não decepciona. 😉

lufthansa primeira classeVocê lembra que eu comentei a respeito da sutileza de detalhes do serviço da Lufthansa? Pois bem, nas foto abaixo você pode ver mais detalhes.

O beef tenderloin que eu escolhi para o jantar estava muito saboroso, acompanhado de lentilhas e purê de batata. O champagne Rare Millésime 2002 também era excelente! Na galeria abaixo, mostro também a primeira sobremesa que eu escolhi: um delicioso crème brûlée. 😉

Continuando a saga gastronômica (adoooro), mostro abaixo uma seleção de queijos, bolachas e uma outra sobremesa deliciosa e que eu achei bem interessante. Vou descrever como sendo similar a 2 almôndegas de risoto de vinho, acompanhando mousse de gengibre. Muito bom!

A seguir, vou comentar sobre algo sensacional da Primeira Classe da Lufthansa. Você sabia que os comissários de bordo preparam os ovos do café da manhã na hora?! Sério, isso faz muiiita diferença no sabor, muito melhor do que simplesmente esquentar ovos preparados horas antes! Ponto muito positivo!

Olha só o resultado final! Muito bom, mesmo!

lufthansa primeira classe

A seguir, mostro algumas fotos do farto café da manhã servido na Primeira Classe da Lufthansa. Tudo muito bom! 😀

Para finalizar o voo, fomos contemplados com um nascer do sol belíssimo!

Voar na Primeira Classe é um privilégio, ainda mais nessa da Lufthansa e a bordo de uma aeronave tão icônica como o Boeing 747, a “Rainha dos ares”!

lufthansa primeira classe

Para finalizar, mostro abaixo 3 fotos enviadas pelo nosso querido leitor Lucas, que voou na semana passada na Primeira Classe da Lufthansa e me enviou as fotos de todas as classes do 747, para mostrar que a ocupação ainda está muito baixa. Ele foi o único passageiro a bordo da Primeira Classe da Lufthansa entre São Paulo e Frankfurt, e também reportou os mesmos problemas no Senator Lounge.

Felizmente, a partir de hoje o First Class Lounge reabriu, conforme você pode ver nesse postLufthansa vai reabrir o First Class Lounge no Aeroporto de Frankfurt.


Linkódromo

Como este post faz parte de uma série sobre a minha viagem recente para as Maldivas, Dubai e Egito, criei esta seção chamada de “Linkódromo”, para consolidar todos os posts desta série. Abaixo, deixo os links para os post já publicados.


Resumo da minha viagem de férias em números

Assim como fiz no 1º post desta série, que agora chega ao seu final, fiz um resumo da minha viagem de férias utilizando alguns números de interesse. É válido salientar que os números abaixo para gastos de milhas são referentes a 3 passageiros.

  • 24 dias de viagem;
  • 5 países estrangeiros: Inglaterra, Maldivas, Emirados Árabes, Egito e Alemanha;
  • 11 voos;
  • 5 cias aéreas: British Airways, Maldivian, Emirates, EgyptAir e Lufthansa;
  • 1 voo em primeira classe: Lufthansa;
  • 3 voos em classe executiva: British Airways e Emirates;
  • 7 voos em classe econômica: Maldivian, Emirates e EgyptAir;
  • 9 aeroportos, com os seguintes códigos IATA: GRU, LHR, MLE, GKK, DXB, CAI, HRG, LXR e FRA;
  • 56 horas voando, aproximadamente;
  • 42.148 Km voados;
  • 1,05 voltas ao redor da circunferência da Terra, aproximadamente;
  • 247.500 avios do Executive Club (British Airways) gastos + taxas;
  • 144.900 milhas da Smiles gastas + taxas;
  • 33.000 milhas do Lifemiles (Avianca) gastas + taxas;
  • 630.000 milhas do TAP Miles&Go gastas + taxas;
  • US$720,00 para os voos da Maldivian e lancha de ida e volta entre Malé (capital das Maldivas) e a ilha do Pullman Maldivas;
  • £601,43 em passagens pagantes da EgyptAir, já incluído o cashback.

Para ver os detalhes sobre os números acima, acesse os links do tópico anterior, apelidado de “Linkódromo”, e leia o que for do seu interesse. Compilei muitas informações que podem ser interessantes para você, desde ideias de roteiro, técnicas de emissão de passagens com milhas, reviews de hotéis e de voos. Aproveite! 🙂


Comentário

Chega ao fim uma série que tive muito gosto em produzir! Espero que você tenha aproveitado tudo que mostrei e que de alguma forma eu tenha te ajudado a mostrar como pode ser feito o planejamento de uma viagem com milhas e pontos. 😉

Fiquei muito satisfeito com o serviço a bordo da Primeir Classe da Lufthansa, que foi muito consistente do início ao final, além da gentileza e cordialidade de todos os comissários de bordo em todos os momentos! Bem diferente da experiência que, infelizmente, eu presenciei no aeroporto de Frankfurt.

Você já viajou na Primeira Classe da Lufthansa? Para mais informações sobre ela, você pode por exemplo acessar os vários reviews que temos sobre ela aqui no Passageiro de Primeira. Basta clicar aqui.

Agora a experiência de voar na Primeira Classe da Lufthansa melhorou, pois o First Classe Lounge reabriu hoje, conforme você pode ver nesse postLufthansa vai reabrir o First Class Lounge no Aeroporto de Frankfurt.

Eu fiz muitos stories no meu instagram durante essa viagem, e praticamente todos estão salvos nos destaques. Caso tenha interesse, basta acessar o meu perfil particular no instagram: @dymitrileao.

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2022!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.