Hoje no quadro #LeitorDePrimeira, ou melhor, #PetDePrimeira, vamos compartilhar mais um relato da nossa leitora Eloísa e do seu fiel companheiro, o Karê! A Eloísa, sempre que possível, compartilha as viagens com o Karê conosco e, desta vez, conta como foi voar com a ITA Airways. Confira todos os detalhes!
Relato de Primeira – Eloísa e Karê
Fizemos 5 voos com a Ita, todos em abril de 2025, e vamos contar a nossa experiência. Pra começar, o check-in foi tranquilo, pesaram o Karê e eu respondi e assinei um termo de responsabilidade do pet. Na ida, fomos de Econômica Premium e, na volta, de Executiva, sendo que é permitido pet em todas as classes. Lembrando que quem vai de Premium Economy pode ir na fila prioritária e também embarcar primeiro no avião, o que já é um bom diferencial.
No primeiro voo, de São Paulo (GRU) até Roma (FCO), escolhi o assento 22C, que não achei muito bom para quem vai com pet, porque tem uma caixa embaixo que diminui o espaço disponível no assento da frente. O melhor seria a janela ao lado.
Nossa experiência foi boa, a passageira que estava na janela quis mudar de lugar, alegando ao comissário que o assento não reclinava muito, então ficamos só eu e o Karê nas duas poltronas. Não coloquei ele em cima no outro assento, mas, em alguns momentos, coloquei a bolsa no meu colo para ele ir mais tranquilo, pois no chão vibra muito e faz mais barulho. Os comissários viram e não proibiram. Em todas as decolagens e aterrissagens, ele foi embaixo do banco da frente por questões de segurança. Quando chegamos a Roma, esperamos algumas horas para ir até Milão, nosso destino final.
Nosso terceiro voo com a ITA foi inesperado, de Paris a Milão, no qual fomos no assento 15F. Estávamos voltando de trem no dia 17/04/2025, mas o trem parou em Chambéry e depois voltou para Paris. Devido a uma nevasca, a via estava interditada porque caíram pedras nos trilhos em Modane.
Ao chegar na estação Gare de Lyon, peguei o metrô e trem para o aeroporto Charles de Gaulle e comprei um voo para Milão pela Ita Airways com o Karê na cabine e deu tudo certo. Eu tinha lido que pela Air France teria que reservar o pet na cabine com pelo menos um dia de antecedência, então não conseguiríamos voar com eles. Já as aéreas low cost não aceitam pet na cabine. Voamos no assento 15F.
Voltando ao Brasil
No voo de volta ao Brasil, tivemos acesso ao lounge Leonardo Exclusive Lounge, em Milão, onde eu almocei. Em Roma (FCO), fomos no lounge da ITA Airways e o Karê teve acesso total às salas na guia, sem precisar ficar na bolsa.
A experiência na execução foi ótima, consegui cochilar um pouco, deitei a poltrona totalmente e coloquei a bolsa em cima do meu colo (não tirei ele da bolsa). Levei-o ao banheiro algumas vezes para ele se esticar um pouco e fazer xixi, mas ele não fez. Dei um pouco de ração e água à noite, ele comeu e depois descansamos.
Já a bordo, no voo de Milão até Roma, viajamos no assento 2A; de Roma até Guarulhos, no 3H. O jantar foi servido cerca de 1 hora depois da decolagem. Havia um menu disponível e a comissária anotou os pedidos como se estivéssemos em um restaurante. De entrada, pedi salada de frango com aspargo e para massa pedi Nabo Verduras Orechhiette Pasta (massa moldada à mão, da Puglia na Itália, com folhas de nabo e anchova). Como prato principal, escolhi a Vitela, típico da Lombardia.
Foi uma viagem longa, mas na Executiva viajamos com mais conforto e privacidade. Poucas pessoas ao nosso redor perceberam que eu estava com cachorro e elogiaram no final do voo. O Karê não deu um latido e ficou super tranquilo. Ele não tem medo de voar e está super acostumado a ficar na bolsa, levei-o no banheiro algumas vezes para ele esticar as patinhas.
Após essa viagem para Itália, Karê completou 19 voos e mais de 20 mil km de ida e volta para Europa.
Comentário
O Karê com certeza é um Passageiro de Primeira! Já está acostumado a voar, é super experiente e viaja super tranquilo! Sem contar que ele arrasou nas fotos! Agradecemos novamente pelo relato cheio de dicas para quem deseja voar com seu pet.
E se você ficou curioso sobre as outras aventuras da Eloísa e do Karê, siga a página deles no Instragram: @petnamochila
☞ confira os últimos relatos publicados:
- De Nova York à Austrália voando Qantas e emitindo com a tabela fixa da LATAM – Leitor de Primeira
- Como emti 3 passagens em Classe Executiva para a Suíça no meio da pandemia – Leitor de Primeira
- Viajando para França depois de 7 dias da 2ª dose de vacina contra Covid-19 – Leitor de Primeira
- Viajando para a Suiça durante a pandemia após a reabertura das fronteiras – Leitor de Primeira
- Obtendo o Thailand Pass para voar para a Tailândia – Leitor de Primeira
- Emitindo passagens em executiva para os EUA e Rupública Dominicana – Leitor de Primeira
- Viajando em família para o México em Classe Executiva – Leitor de Primeira;
- Viajando para Orlando com Upgrade para Classe Executiva e Parques da Disney – Leitor de Primeira
- Bilhete de volta ao mundo com parada nas Maldivas – Leitor de Primeira
- Economizando mais de R$ 200 mil para as Maldivas, África e Oriente Médio – Leitor de Primeira
- Como o PP auxiliou na minha trajetória no mundo das milhas – Leitor de Primeira
- Como é viajar com um pet na cabine – Leitor de Primeira
Quer ler a sua história publicada no PP? Siga as instruções deste post.