A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou as operações da Virgin Atlantic no Brasil. A companhia, com sede no Reino Unido, deve começar a operar a rota em maio de 2024.
Voos da Virgin para o Brasil
A Virgin tem uma longa história com o Brasil sem mesmo ter voado para cá. Isso porque, em 2019, a companhia havia sinalizado interesse em operar para o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
Pouco tempo depois, em setembro de 2019, a Virgin, inclusive, iniciou a venda de passagens da rota que ligava o Aeroporto de Londres Heathrow a Guarulhos. À época, aliás, a ANAC também havia liberado os voos comerciais da companhia no Brasil.
Os voos estavam prontos para iniciarem em março de 2020, mas, devido à pandemia, a rota teve de ser postergada para outubro. Contudo, com a não melhora do quadro pandêmico, a Virgin Atlantic anunciou a desistência das operações para cá em abril do mesmo ano.
Retomada do interesse em operar para o Brasil
Apesar da longa (e triste) história, a Virgin retomou o interesse em operar para o Brasil. Em junho deste ano, a companhia aérea confirmou que vai operar voos diretos entre Londres e São Paulo.
De acordo com ela, os bilhetes serão vendidos a partir do mês de agosto, enquanto o início das operações está programado para o dia 13 de maio de 2024. Apesar de ainda não haver detalhes sobre os horários dos voos, a Virgin divulgou que a operação será diária e a aeronave escalada será o Boeing 787-9 Dreamliner, com capacidade para 258 passageiros distribuídos na seguinte configuração:
- 31 assentos na Business Class;
- 35 na Premium Economy;
- 192 na Economy.
Codeshare com a LATAM
Em janeiro de 2022, a Virgin e a LATAM anunciaram um acordo de codeshare. Por consequência, os passageiros da empresa do Reino Unido passaram a poder viajar de Heathrow direto para São Paulo com a LATAM, além de fazer conexões em 12 aeroportos domésticos no Brasil, entre eles: Salvador, Rio de Janeiro, e Florianópolis.
Da mesma forma, quem voa com a LATAM para Londres também irá aproveitar a malha aérea da Virgin e, dessa forma, conhecer vários destinos pelo mundo, como Hong Kong, Nova Déli, entre outros.
Voos da Virgin Atlantic estão disponíveis para resgate no LATAM Pass
Conforme publicamos ontem, os voos da Virgin Atlantic estão disponíveis para resgate no LATAM Pass. A novidade só foi possível devido ao acordo de codeshare entre as companhias.
Os resgates, assim como acontece com outras companhias parceiras, seguem os valores da tabela fixa do programa, variando de acordo com a região de origem e destino. Confira abaixo as quatro tabelas de precificação do programa, de acordo com as classes existentes.
- Econômica – clique aqui
- Econômica Premium – clique aqui
- Executiva – clique aqui
- Primeira Classe – clique aqui
Para saber como emitir voos da Virgin Atlantic com pontos LATAM Pass, clique aqui.
Virgin Atlantic na SkyTeam
Também neste ano, a companhia passou a integrar a aliança aérea SkyTeam, que tem, entre suas integrantes, a Air France, KLM e a Delta. Com isso, os passageiros da Virgin Atlantic se beneficiam de uma experiência elevada, com acesso a mais de 1.000 destinos globais. Eles também têm mais oportunidades de ganhar e resgatar pontos em companhias aéreas associadas e acesso a uma rede de mais de 750 salas VIP em aeroportos, abrangendo seis continentes.
Além disso, para o viajante chegando a Londres Heathrow, também é possível conexões mais convenientes com as demais companhias aéreas da SkyTeam. Isso porque quatro parceiros operam no Terminal 3 do aeroporto londrino.
Por fim, os membros do Flying Club, programa de fidelidade da Virgin, desfrutam de ainda mais benefícios. Os titulares do Virgin Atlantic Silver Card são reconhecidos como membros SkyTeam Elite, enquanto os membros Gold Card da companhia aérea se tornam SkyTeam Elite Plus. Esse reconhecimento oferece uma série de benefícios, incluindo prioridade no check-in, manuseio de bagagem e embarque.
Comentário
Inegavelmente, sempre quando uma companhia aérea anuncia voos para o Brasil, a notícia é muito boa! Até o momento, apenas a LATAM e a British Airways operam voos diretos para o Reino Unido. Com a chegada da Virgin, teremos mais opções de tarifas, resgates e, principalmente, produtos diferentes para o viajante.
A permissão de operação da ANAC à Virgin também é interessante caso a companhia deseje expandir sua atuação no mercado brasileiro. Vale lembrar que, em 2019, havia um rumor de que a empresa iria lançar uma rota ligando Londres a Fortaleza.
Alguém aqui já voou de Virgin Atlantic? Conte-nos a sua experiência!