fbpx

Sumiço do passaporte em Orlando – Perrengues de Primeira

Notícias Perrengue de Primeira

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Hoje no quadro Perrengues de Primeira vamos compartilhar a história do Mauro. Ele passou por um perrengue preocupante na volta de uma viagem de Orlando e Miami por conta do sumiço de seu passaporte. Veja como foi o perrengue do brasileiro voltando para o Brasil!


Perrengue de Primeira

Minha história ocorreu em 2018, na segunda vez aos Estados Unidos. A viagem incluía o desembarque em Miami, alugar um carro, aproveitar a cidade por quatro dias e seguir para Orlando por mais seis dias, seguindo pela I-95, um pouco mais longa que a Turnpike, porém aproveitando as pequenas cidades e praias no caminho como Hollywood Beach e West Palm Beach.

Chegando a Orlando foram dias maravilhosos, visitando os parques da Disney e da Universal, incluindo o Volcano Bay. Como sempre gosto de sair do lugar comum, visitando bairros fora do trajeto turístico padrão, optei em fazer o caminho mais longo, entre Miami e Orlando, explorando a cultura e diversidade das localidades.

Tudo correu bem, todos os vouches de ingressos e atividades, o aluguel do carro e as hospedagens, que foram comprados por mim, com todo o planejamento realizado no Brasil e execução dentro do planejado.

Como toda viagem, apesar de dias sensacionais, acabou a viagem e iriamos entregar o carro e embarcar em Orlando. Desocupamos o hotel e de praxe vistoriamos tudo, olhando embaixo das camas, gavetas e armários parta ver se não seria esquecido nada. Como possuíamos tempo ainda passamos em uma loja Dollar Tree e outras de gifts, até o horário no aeroporto.

Enfim entregamos o carro na locadora, etiquetamos as malas para despachar e … pegar o passaporte. Aí que as pernas tremeram, cadê meu passaporte. Vasculha a mala, nada, bolsa, bagagem de mão e qual a primeira hipótese, seria ter caído no carro. Tínhamos tempo de sobra e então retornei ao estacionamento para verificar o carro entregue.

Não estava mais estacionado no local que entreguei, então procurei ajuda com uma atendente que “passou um rádio”, mas garantiram que o passaporte não estava no veículo. Daí surgiu os possíveis locais que poderia ter perdido o passaporte, no hotel (improvável, por ser meticuloso na desocupação) ou lojas que estive. Quando se está desnorteado, até mesmo tendo certeza das coisa, fica a dúvida, já que não saí do carro com o passaporte e nem deixaria no hotel, mas mesmo assim deixei minha esposa e filha para embarcar e eu retornei ao hotel de Uber (uma passageira me informou que o aplicativo era o mesmo do Brasil), para uma última tentativa, com um gasto tremendo e sem sucesso.

De volta no aeroporto (MCO) busquei a companhia aérea, que me informou que a única maneira de embarcar seria pegar uma autorização no Consulado do Brasil em Miami (somente em Miami). E olha o transtorno, retornar todo o caminho de volta, para pegar a tal autorização, perder o passaporte e principalmente o Visto Americano. Por celular aluguei um carro por um dia, para chegar pela manhã em Miami. Desta vez fui pela Turnpike, mais rápido, mas ainda sim dormi dentro do carro no caminho (tem boas paradas na estrada) para chegar de manhã. Somente com o Google Maps, cheguei em frente ao consulado. Tudo ocorreu bem, consegui tirar uma foto em uma farmácia CVS bem perto e enfim a tal da autorização para embarcar.

Até aí, ocorreu tudo certo, mas já esperando ter que dormir uma noite no aeroporto (MIA). Entreguei o carro e me dirigi à loja da Latam, que me informaram ter que voltar a Orlando, para conseguir embarcar. Mas com uma boa conversa, contei com a sensibilidade das funcionárias e ainda consegui embarcar na mesma noite em Miami, sem pagar nada a mais, e enfim minha jornada havia terminado e poderia voltar ao Brasil.

Dias depois, já em meu querido lar, fiz novo passaporte, pois o anterior havia sido cancelado no Consulado, e o grande transtorno seria “tirar” um novo Visto, que segundo informações não havia como fazer 2ª via.

Muito me encucou foi como perdi meu passaporte, sendo meticuloso na desocupação do hotel, cuidadoso com o transporte (pelo visto não o suficiente) e guarda. Quando viajo, planejo tudo sozinho, itinerário, ingressos, dia-a-dia, etc, mas é humano, senão normal, passar um perrengue.

Então me recordei que toda locadora tem um “Achado e Perdidos” (lost and found) e busquei pelo site da locadora Álamo, para tentar “mais uma vez” se meu passaporte realmente não estava no carro e que os funcionários não haviam feito uma busca superficial (ou até não realizaram), já que não acompanhei a busca.

Para minha surpresa lá estava ele, o passaporte que me havia dado tanto transtorno e prejuízo financeiro. Pagando a taxa de U$ 100,00 dólares, me enviaram ao meu endereço do Brasil, e hoje viajo com o passaporte novo e o passaporte cancelado, porém com o visto válido, já fazendo novas viagens e retornando esse ano para Miami e Orlando, dessa vez em épocas diferentes, porém também revistando o carro para NUNCA mais esquecer nada no carro locado.

Posso dizer que sou uma pessoa de sorte, pois deu tudo certo, apesar do transtorno, retornei bem a Miami, achei o Consulado, resolvi em pouco mais de duas horas, a emissão da autorização de retorno e ainda consegui embarcar sem pagar nada a mais e no mesmo dia que cheguei a Miami.

Fica a experiência, para não passar por um PERRENGUE igual, perca tudo, menos o passaporte e tenha sempre um celular habilitado no exterior, pois só assim consegue resolver tudo, desde a locação do carro até se localizar.

Mauro


Comentário

Que perrengue hein, Mauro? Ficamos arrepiados só de pensar na angústia que você sentiu quando viu que o passaporte sumiu!

Mas que bom que no final deu tudo certo e parabéns pela insistência de ter continuado sua busca (mesmo já estando no Brasil), conseguindo recuperar o documento e evitando ter que tirar um novo visto americano!

Alguém já passou por perrengue parecido? Conta pra gente nos comentários!


☞ confira relatos já publicados:

Se você quer ter sua história aqui, siga as instruções deste post.

Seguro Viagem
Seguro Viagem
8 pontos Livelo por real gasto + 70% de desconto!
Confraria Grand Cru
Confraria Grand Cru
Ganhe 3 meses grátis e R$150 de crédito por indicação!
Cartão Azul Itaucard
Cartão Azul Itaucard
Ganhe até 65 mil pontos bônus!
Conta Americana
Conta Americana
Ganhe US$10 e spread zero na 1ª remessa na Conta Americana da Nomad!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.