fbpx

Resgates de Primeira – Passagem em Classe Executiva de Recife para Madri com milhas Smiles

Black Friday Programas de fidelidade Resgates de Primeira

Por Raimundo Junior

Como você vem acompanhando nas últimas semanas, nesta fase da série Resgates de Primeira, estamos mostrando voos que tragam alguma característica especial, quer de preço ou destino, como por exemplo, oportunidades para voar para os Estados Unidos ou Europa, que tem tido raras disponibilidadese, após a reabertura, Por isso, optamos de mostrar uma boa oportunidade de voar de Classe Executiva para a Europa, por um valor bastante razoável em milhas Smiles. Assim, o que temos no cardápio hoje é: Resgates de Primeira – Passagem de Recife para Madri na Classe Executiva da Air Europa.

A escolha desse resgate foi feita por uma razão especial: as dificuldade de se encontrar voos para a Europa em Classe Executiva, por valores razoáveis, após a reabertura em cascata de diversos países do velho continente.

Além disso, aproveitamos para mostrar o retorno de um dos bons sweetspots do Smiles, que é o voo entre Recife e Madri, na Classe Executiva da Air Europa.

A rota foi suspensa durante a pandemia, ensaiou retornar meses atrás, mas foi novamente suspensa, só constando do sistema a partir de 17 de junho de 2022.

Outra razão pela qual optamos por esse bom resgate na Smiles, foi mostrar que os clientes Smiles Diamante, ou que sejam assinantes de qualquer Clube Smiles, que tiverem milhas expiradas e aproveitarem a promoção de reativação de milhas expiradas com 300% de bônus, válida até 23:59h de hoje, terão um ótimo custo x benefício nessa emissão.

Na promoção, é possível gerar 4 mil milhas Smiles, ao custo de 60 reais, o que significa que o bloco de mil milhas sai a 15 reais (assumindo que as milhas expiradas estavam perdidas, o que é fato inconteste).

Além disso, os clientes que sejam titulares de um dos cartões co-branded Smiles, ainda se beneficiam do milesback de até 5%, o que torna o custo ainda menor.

pular para…

  1. O Resgate de Primeira
  2. Quanto custa essa emissão?
  3. Como fazer essa emissão?
  4. Como otimizar essa emissão?
  5. Quais companhias posso voar?
  6. Fatores a considerar
  7. Comentário

O Resgate de Primeira

  • Rota: Recife – Madri
  • Programa: Smiles (GOL)

Para quem não vem acompanhando, nas primeiras duas fases da série Resgates de Primeira, mostramos ótimos resgates para voar em Classe Executiva para todos os continentes. Na terceira fase, mostramos Resgates de Primeira para voar em Primeira Classe, item cada da vez mais raro no mundo da aviação, especialmente para viajar utilizando milhas e pontos.

Nessa últimas, voltamos a mostrar o resgate de viagens em Classe Executiva que apresentem custo x benefício acima da média. Por isso, hoje vamos mostrar uma viagem de Recife para Madri, voando na Classe Executiva da Air Europa, usando milhas Smiles.

Registre-se que o voo é feito no moderno 787-Dreamliner, cuja Classe Executiva tem layout 1-2-1 (787-9), ou 2-202 (787-8), sendo um produto que atende muito bem o viajante, em termos de conforto de assento e cabine (inclusive de melhor pressurização, dados os materiais construtivos utilizados na aeronave).

Esse é um valor excelente. Em verdade, um dos melhores custos absolutos em milhas e pontos para voar entre o Brasil e a Europa. Basicamente, fica atrás apenas do incrível sweetspot do Iberia Plus, que cobra 42.500 avios para voar de São Paulo ou Rio de Janeiro para Madri.

Em valores relativos, é incomparável, já que a geração de avios é muito mais difícil e cara, sobretudo após a majoração da taxa de transferência do Esfera para o Iberia Plus.

Esse, portanto, é um ótimo exemplo de uso eficiente de milhas para voar entre Brasil e Europa, utilizando as milhas do programa Smiles.


Quanto custa essa emissão?

A Smiles não usa tabela de emissões para voos próprios ou com parceiros, adotando precificação dinâmica. Com isso, infelizmente não temos garantia de que você vai encontrar esses mesmos valores, buscando em outras datas.

O negócio, então, é garimpar as melhores oportunidades, principalmente se você tem flexibilidade com as suas datas de viagem, principalmente para um destino de altíssima concorrência, como está os Estados Unidos, atualmente.

No voo que estamos mostrando, encontramos o valor “cheio” de 87.000 milhas Smiles, o que já pode ser considerado um ótimo valor, dado o contexto da demanda para a Europa, como falamos. Mas, como mencionado, acaso você seja cliente Smiles Diamante, ou assinante do Clube Smiles, já gozará da redução de 3.100 milhas, reduzindo o valor para 83.900 milhas Smiles. Além disso, acaso seja utilizado um cartão de crédito co-branded Smiles, você ainda se qualificará para um milesback de 4.400 milhas Smiles, o que significa que o bilhete terá um custo final de apenas 79.500 milhas, o que é excelente. 


Como fazer essa emissão?

  • Encontrando disponibilidade

Como sabemos, a Smiles é o único programa brasileiro e um dos poucos no mundo, em que é possível encontrar online, 100% do acervo das emissões, tanto para voos próprios quanto para parceiros.

Assim, acaso não encontre disponibilidade para voar na classe e data desejados, nem adianta perder tempo ligando para a central. Todo o acervo disponível é o que está pesquisável pelo site.

Essa é uma grande vantagem e um dos maiores diferenciais da Smiles.

  • Realizando a emissão

Realizada a pesquisa e encontrado o resultado, basta selecionar se prefere pagar as taxas com milhas ou em dinheiro, marcar o “Li e concordo” com as regras da emissão, preencher os dados do passageiro. Feito isso, o último passo é apenas preencher os dados de pagamento e digitar a senha do programa.


Como otimizar essa emissão?

Essa é mais uma ótima emissão, mas para tirar o proveito devido, é necessário aproveitar o empilhamento de algumas oportunidades, o que nossos paranauês daqui do PP te ajudam a realizar. Como dissemos no começo, o foco é mostrar que quem gera o bloco de mil milhas, ao custo de 20 reais, na campanha dessa semana, de transferência bonificada entre contas, terá um custo muito bom para o resgate.

Claro que se você aproveitou outras promoções que mostramos aqui nos últimos meses, inclusive a excelente campanha da Smiles em comemoração ao aniversário do Passageiro de Primeira, oferecendo até 15 pontos por real nas compras nas Casas Bahia, Ponto e Extra, o custo poderá ficar ainda melhor.

Mas, mesmo considerando o custo de 20 reais o milheiro, tomando como base a promoção recente (transferência entre contas Smiles, com bônus de 300% para os clientes Smiles Diamante ou Clube Smiles), o valor é excepcional.

O custo para gerar as 78.500 milhas necessárias para o resgate – considerando o valor para cliente Diamante ou Clube Smiles + milesback do cartão co-branded Smiles – fica em R$ 1.570,00, o que é excepcional.

  • Diferença para a tarifa comercial

Quando comparamos o custo dessa emissão award, ao valor da passagem pagante, podemos constatar quão vantajoso é esse Resgate de Primeira:

O valor da passagem pagante é de R$6.756, o que mostra como é bem vantajoso o uso das 79.500 milhas Smiles (aplicados os descontos Diamante/Clube Smiles + milesback). Não é difícil notar que o custo em milhas, com o empilhamento das promoções, está em torno de 23,6% do custo pagante, no melhor dos cenários.


Quais companhias posso voar?

  • Parceiros bilaterais Smiles

Além de Air Europa, a Smiles também tarifa o trecho para voar TAP Air Portugal e Air France, mas os valores cobrados são bem superiores.

Portanto, essas opções não se mostraram as mais adequadas.

Aliás, vale dizer que esses valores atuais não são os melhores cobrados pelo Smiles para a rota. Há alguns meses, esse editor conseguiu resgatar o mesmo voo por cerca de 72 mil milhas, que aplicando um código de desconto promocional + o milesback do cartão cobraded, sai por meses de 60 mil milhas.

Apesar disso, nesse novo cenário de alta demanda, os valores mostrados no resgate de hoje, podem ser considerados excelentes.

É preciso reconhecer que a companhia espanhola não tem uma Classe Executiva que habite o imaginário dos amantes de aviação, como um sonho de consumo, mas é inegável que tem um produto bastante honesto, opera os modernos e confortáveis Boeing 787-Dreamliner e oferecem um soft-product que, se não empolga, também não decepciona.


Fatores a considerar

  • Precificação dinâmica: embora os resgates com a Smiles mantenham um certo padrão de custo, quando pesquisados os mesmos trechos num mesmo dia e companhia, acaso encontre valores que esteja de acordo, sugerimos partir para a emissão, ou mesmo reservar pelo Viaje Fácil (se aplicável). Com a precificação dinâmica, não é incomum, quando voltar a pesquisar depois, os valores terem sofrido variação;
  • Previsão de utilização do B787-8: embora o material construtivo da cabine (e o conforto, em decorrência da pressurização, não tenha diferença), a cabine de Classe Executiva do B 787-9, da Air Europa é nitidamente o melhor produto do portfolio da empresa.Infelizmente, a aeronave prevista para o voo, na data mostrada nesse resgate, é o Boeing 787-8, que tem layout 2-2-2 e não conta com a bom assento diamond, presente na versão 9;
  • Europa volta a ser o epicentro da Covid-19: Embora a Espanha continue aberta e recebendo turistas vindos do Brasil, leve em consideração que, lamentavelmente, tem havido uma nova escalada do vírus da Covid-19 em diversos países do velho continente. Espanha, por ora, não apresenta uma situação muito preocupante, mas diversos outros países já começaram a fechar fronteiras, como anunciou hoje a Itália. Entretanto, o resgate está simulado para o mês de setembro de 2022. Estimamos que até lá, a situação já tenha sido superada.

Comentário

Esse é mais um bom exemplo das dezenas de boas oportunidades de emissões que temos a explorar no nosso microcosmos de milhas e pontos, como falamos no post inicial dessa série semanal.

Nessa matéria, trouxemos uma boa oportunidade de voar para a Europa em Classe Executiva, considerado o contexto de preços elevados e raridades de vagas, dada a altíssima demanda que se seguiu à reabertura de diversos países.

Como falamos nos posts anteriores dessa fase, acaso queira ver alguma rota/voo que tenha interesse/curiosidade, favor informar nos comentários, que poderemos tentar encaixar nas próximas publicações.

Lembre que nessa série, optamos por abordar apenas uma boa emissão por semana, mas oferecendo todas as informações que você precisa saber para tirar proveito da oportunidade, inclusive todos os pros e contras que se aplicam a essa emissão.

Esse, sem dúvida, é mais um dos bons resgates do nosso universo de milhas e pontos.

E você, já conseguiu aproveitar essa excelente emissão da Smiles?


Confira os Resgates de Primeira publicados!

Primeira fase

Segunda fase

Terceira fase

Quarta fase

Seguro Viagem
Seguro Viagem
Ganhe 10% de desconto na contratação do seu seguro!
Supermercado
Supermercado
Ganhe 25% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Ganhe 1 ponto por R$ 1 gasto!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.